CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 316.1.55.O Hora: 17h26 Fase: OD
  Data: 20/10/2015

Sumário

Empenho do orador na viabilização de obras de infraestrutura para o desenvolvimento do Estado do Paraná.

PRONUNCIAMENTO ENCAMINHADO À MESA PARA PUBLICAÇÃO
O SR. GIACOBO
(PR-PR. Pronunciamento encaminhado pelo orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, em 2005, criou-se no Estado do Paraná, por iniciativa de lideranças de todas as regiões, um movimento para tratar de questões de desenvolvimento do Estado, visto que, ainda hoje, em que pese o que já se fez, há necessidade premente de ferrovias, rodovias, portos e aeroportos.
Observa-se que, há mais de 30 anos, o setor de infraestrutura e logística se ampara parcialmente nas grandes hidrelétricas e nas rodovias construídas em décadas anteriores.
Recentemente, no entanto, novas estratégias estão sendo desenvolvidas com o objetivo de preparar a sociedade, politica e administrativamente, para um novo ciclo virtuoso, possibilitando a implantação de futuros projetos. Espera-se que, em breve, as principais questões já estejam definidas, somente no aguardo das deliberações finais do poder público.
Importante ressaltar que cerca de 50 obras foram elencadas para fazer parte dos projetos. Cito como exemplo o ramal ferroviário da Norte-Sul, que deverá unir regiões do Mato Grosso do Sul, de Maracaju, ao porto de Paranaguá, considerada obra prioritária pelo Governo Federal. Acrescente-se, também, a instalação de novos terminais portuários na Baía de Paranaguá.
No entanto, viabilizar iniciativas dessa envergadura não é tarefa simples, demanda grande articulação politica, esforços capazes de minimizar os empecilhos que surgem nessas circunstâncias. Por outro lado, é de se avaliar que os Governos Federal e Estadual, sozinhos, não dispõem de recursos para fazer frente às elevadas demandas. Necessário, sem dúvida, atrair investidores nacionais e internacionais privados, dispostos a aplicar recursos em novos investimentos.

Merece destaque o Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, cuja construção e ampliação datam da década de 1980. Melhorar suas condições operacionais, bem como construir a terceira pista, constituem iniciativas imprescindíveis, dada sua localização privilegiada na área de abrangência do MERCOSUL, com destaque para o intercâmbio comercial e de turismo.
Concluindo, Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, cumpre-nos, interessados que somos no processo de desenvolvimento do Paraná, reunir esforços e recursos para que se realize sua vocação de grande e importante Estado, profundamente comprometido com a justiça e o progresso do nosso povo.

Muito obrigado.


PARANÁ, INFRAESTRUTURA, AFONSO PENA, AEROPORTO, OBRA, FAVORÁVEL, GIACOBO, DEPUTADO FEDERAL, PRONUNCIAMENTO PARLAMENTAR.
oculta