CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 310.3.55.O Hora: 19h4 Fase: BC
  Data: 18/10/2017

Sumário

Homenagem póstuma ao ex-Deputado Ricardo Zarattini.

O SR. JOSÉ AIRTON CIRILO (PT-CE. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, queria registrar com muito pesar o falecimento do ex-Deputado Federal Ricardo Zarattini, em São Paulo, no último domingo. Ele, que tinha 82 anos, foi um dos 15 presos políticos soltos em 1969 em troca da libertação do embaixador americano Charles Elbrick e é pai do atual Líder do Partido dos Trabalhadores, Carlos Zarattini, e irmão do ator Carlos Zara.
Fica registrada aqui a minha solidariedade a toda a família. Quero principalmente registrar a luta desse guerreiro do povo brasileiro em defesa da liberdade e da justiça e pela democracia.
Muito obrigado, Sr. Presidente.

PRONUNCIAMENTO ENCAMINHADO PELO ORADOR

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, quero deixar registrado meu profundo pesar pelo falecimento do ex-Deputado Federal Ricardo Zarattini, que morreu em São Paulo, neste domingo, 15 de outubro. Ele foi um dos 15 presos políticos soltos em 1969 em troca da libertação do embaixador norte-americano Charles Burke Elbrick. Pai do Líder do PT na Câmara e irmão do ator Carlos Zara, o Deputado Federal Carlos Zarattini tinha 82 anos e estava internado na UTI do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
Até o último momento de lucidez, discutia a situação do País, propunha iniciativas e ações a todos os que o visitavam no hospital.
Ele foi um grande exemplo nesses quase 70 anos de militância pela soberania nacional, participou ativamente, como dirigente estudantil, da Campanha O Petróleo é Nosso, militou por um País mais justo e pela democracia. Preso pela ditadura militar, foi banido e viveu em Cuba. De volta ao Brasil, envolveu-se na luta pela reconquista da democracia e pela anistia. Foi dirigente do Partido Comunista Brasileiro e do MR-8. Na década de 80, filiou-se ao PT e foi Deputado Federal durante o primeiro Governo Lula.
Meus pêsames aos seus filhos: o meu amigo Deputado Federal Carlos Zarattini e sua irmã Mônica Zarattini, bem como aos amigos e familiares.
Obrigado.



RICARDO ZARATTINI, EX-DEPUTADO FEDERAL, HOMENAGEM PÓSTUMA.
oculta