CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 296.3.55.O Hora: 15h0 Fase: AB
  Data: 06/10/2017

Sumário

Sessão solene em homenagem aos noventa anos de nascimento do Senhor Divaldo Pereira Franco. As notas taquigráficas desta Sessão Não Deliberativa Solene poderão ser solicitadas ao Departamento de Taquigrafia, Revisão e Redação - DETAQ.

Ata da 296ª (ducentésima nonagésima sexta) Sessão da Câmara dos Deputados, Não Deliberativa Solene, vespertina, da 3ª Sessão Legislativa Ordinária, da 55ª Legislatura, em 06 de outubro de 2017. Às 15h03, a Sra. Professora Dorinha Seabra Rezende, no exercício da Presidência, nos termos do § 2º do artigo 18 do Regimento Interno, declarou aberta a sessão e deu por dispensada a leitura da ata da sessão anterior. A Sra. Presidente informou que a sessão se destinou à homenagem aos noventa anos de nascimento do Senhor Divaldo Pereira Franco; prestou as devidas homenagens; e convidou para compor a Mesa os Srs. Divaldo Pereira Franco, o homenageado desta Sessão Solene; e Jorge Godinho, Presidente da Federação Espírita Brasileira. A Sra. Presidente convidou todos a ouvir o Hino Nacional, apresentado pela cantora Lígia Nogueira, acompanhada pelos músicos Marileia Conde van Aggelen e Johannes Gerrit Cornelis van Aggelen. Após a exibição do vídeo em homenagem ao homenageado, a Sra. Presidente proferiu discurso do Sr. Rodrigo Maia, Presidente da Câmara dos Deputados, e pronunciou discurso de sua autoria, como autora do requerimento. A Sra. Presidente concedeu a palavra ao Sr. Jorge Godinho, componente da Mesa, e procedeu à entrega do "Troféu Movimento Você e a Paz". Foram agraciados a Sra. Joana Angélica de Jesus - Sóror Joana Angélica de Jesus, nascida em 1761 em Salvador - in memoriam, mentora espiritual de Divaldo Pereira Franco, representada pelo Sr. Demétrio Ataíde Lisboa, presidente da Mansão do Caminho; a instituição Remanso Fraterno, espaço de promoção social e educacional idealizado e mantido pela Sociedade Espírita Fraternidade, em Niterói, representado pelo Sr. José Raul Teixeira, fundador da instituição; o Sr. Dom Bosco, in memoriam, que exerceu um longo trabalho no âmbito educacional cristão da juventude, representado pela Irmã Adair Aparecida Sberga, diretora executiva da Rede Salesiana Brasil de Escolas; o Sr. Jerônimo Mendonça Ribeiro, o gigante deitado, in memoriam, palestrante e escritor espírita envolvido em causas sociais e na divulgação do Espiritismo, representado pela Sra. Márcia de Oliveira França Franco, presidente do Lar Espírita Pouso do Amanhecer; e o Sr. Juscelino Kubitschek de Oliveira, in memoriam, ex-Presidente da República, responsável pela transferência da capital do Rio de Janeiro para Brasília, representado pelo Sr. Frank May, do Memorial JK. Usou da palavra o Sr. Divaldo Pereira Franco e homenageou com o mesmo troféu a Sra. Professora Dorinha Seabra Rezende, formada em Pedagogia, mestre em Educação, Secretária Estadual de Educação e Cultura do Tocantins de 2000 a 2009, e Deputada Federal em segundo mandato. A Sra. Presidente concedeu a palavra ao Sr. Divaldo Pereira Franco, componente da Mesa e homenageado da presente sessão. A Sra. Presidente registrou a presença de convidados, reiterou as homenagens prestadas, agradeceu a presença de todos e, às 16h13, encerrou a sessão.

Rôney Nemer
Presidente


As notas taquigráficas desta Sessão Não Deliberativa Solene poderão ser solicitadas ao Departamento de Taquigrafia, Revisão e Redação - DETAQ.