CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 295.3.55.O Hora: 15h45 Fase: CP
  Data: 05/10/2017

Sumário

Visita da oradora ao litoral maranhense. Divulgação do Festival do Caranguejo no Município de Araioses, Estado do Maranhão.

A SRA. LUANA COSTA (PSB-MA. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Boa tarde a todas e a todos.
Quero cumprimentar o meu conterrâneo, o querido Presidente Hildo Rocha, grande Deputado, grande Parlamentar, que vem dando orgulho ao Maranhão, pelas suas posições, pelas suas convicções e pelo seu trabalho à frente das grandes lutas pelo Maranhão.
O Deputado Carlos Henrique Gaguim, que está aqui, é o Relator da proposta de criação dos novos Municípios, e nós vamos nos encontrar brevemente em Vitória do Mearim. Quero lhe agradecer pela visita ao nosso Estado e por esse grande trabalho sobre a criação dos novos Municípios.
Mas hoje quero falar de uma visita que fiz, Presidente, ao litoral maranhense. Embora o Brasil muitas vezes se estarreça com os indicadores, o Maranhão tem uma potencialidade muito grande.
O litoral do Maranhão, querido Deputado Gaguim, é a segunda maior costa do Brasil. Nós temos 640 quilômetros de litoral. E, nesse nosso grande litoral, nós temos a Rota das Emoções, o Parque dos Lençóis. Eu tive o prazer, a felicidade de olhar aquela incrível imagem dos Lençóis Maranhenses. Muitas vezes dizemos "ainda bem que a civilização não chegou a muitos Municípios", porque percebemos um espetáculo de Deus naquelas dunas e piscinas naturais.
Visitei Paulino Neves, Araioses, Tutóia, Barreirinhas. Na minha visita eu constatei como é belo o litoral maranhense.
Fui convidada por alguns amigos para estar lá nos dias 27, 28 e 29. Por isso eu venho aqui convidar toda a Câmara dos Deputados e todas as pessoas que estão me ouvindo para consultar no site as grandes riquezas do nosso Estado. Nesses dias - 27, 28 e 29 - vai ser realizada uma das maiores festas gastronômicas do Brasil, na cidade de Araioses, onde teremos o Festival do Caranguejo. Lá todos vão poder presenciar uma das maiores festas do Brasil.
Essa festa está sendo organizada por dois cidadãos queridos e amigos, o César Machado e o César Filho, que, através de entidades, como a Rádio Santa Rosa e a ONG Sociedade Maranhense de Defesa à Natureza, também estão organizando a participação dos catadores de caranguejo neste grande evento.
É interessante observarmos que nós mulheres estávamos aqui hoje pela manhã, Deputado Gaguim, comemorando o Outubro Rosa. Às vezes as pessoas não percebem a importância desses momentos de mobilização. No momento em que estivermos nesse grande festival gastronômico, Presidente Hildo, sabe o que vai acontecer? Vamos nos deparar com o incrível potencial turístico do Maranhão e da cidade de Araioses e com a sua potencialidade na produção de energia, como, por exemplo, eu vi em Paulino Neves. Lá nós temos um parque eólico e já estão fazendo a prospecção para implantação de mais três parques eólicos.
Então, nós vemos ali a dimensão daquele momento, em que vamos, teoricamente, ouvir a boa música maranhense, comer caranguejo, comer camarão, ver a ostra do Maranhão. Mas nós temos também o momento de questionamento.
Nós participamos do Delta do Parnaíba. Somos nós que abastecemos, Deputado Gaguim, todo o mercado consumidor de caranguejo do Ceará. Com o nosso caranguejo, Deputado, produzido na costa maranhense, abastecemos grande parte de outros Estados do Brasil.
Sabe o que acontece, Deputado Hildo? Eu trabalhei na CODEVASF com o Dr. Albert, que fazia uma pesquisa de mestrado no Maranhão. Ele detectou que quase toda a produção que abastece o Ceará, o Beach Park é de caranguejo e crustáceos da costa maranhense, e, no transporte, Deputado Hildo - essa é uma causa a que devemos nos dedicar -, temos uma perda de quase 60% dos nossos caranguejos. Há uma perda de caranguejos mandados da costa maranhense para outros Estados, por morte no transporte.
Então, esse festejo é um momento importante.
O SR. PRESIDENTE (Hildo Rocha) - Deputada, vou lhe conceder mais 30 segundos para V.Exa. concluir.
A SRA. LUANA COSTA - Mas eu quero é convidar todos para essa grande festa gastronômica no Maranhão, em Araioses, nos dias 27, 28 e 29, para que lá nós possamos presenciar um cenário de Deus, o cenário das dunas, um cenário ambiental de possibilidades e capacidade incrível de produção, que infelizmente não está sendo utilizado à exaustão.
Que Deus abençoe esse cenário, para que muitos brasileiros possam conhecer a nossa costa e saber que muitos catadores de caranguejo vivem nos Lençóis e precisam deles para o seu sustento! O Governo precisa olhar para aquela região, não a vendendo para inglês ver, pois ali moram pessoas que precisam do investimento maciço no turismo, no meio ambiente e em melhores condições de vida.
O SR. PRESIDENTE (Hildo Rocha) - Muito obrigado, Deputada.



SAUDAÇÃO, HILDO ROCHA, CARLOS HENRIQUE CAGUIM, DEPUTADO FEDERAL. LUANA COSTA, DEPUTADO FEDERAL, VISITA, LITORAL, MARANHÃO. FESTIVAL DO CARANGUEJO (2017, ARAIOSES (MA)).
oculta