CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 295.3.55.O Hora: 14h42 Fase: PE
  Data: 05/10/2017

Sumário

Apresentação de requerimento de moção de repúdio contra a performance La Bête no Museu de Arte Moderna de São Paulo e de representação junto ao Ministério Público Federal para apuração de fatos relativos à exposição.

O SR. ROBERTO DE LUCENA (PV-SP. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, o Ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, declarou, sobre o episódio que envolveu o Museu de Arte Moderna em São Paulo, em relação à performance La Bête, que representa um claro descumprimento ao Estatuto da Criança e do Adolescente, que ele não deixaria os filhos, de 8 e 12 anos, assistirem à exposição.
No momento em que nós tratamos tanto de liberdade no Brasil, um tema que nos é caro, e defendemos e levantamos muros de proteção em torno dos direitos civis, direitos das minorias, direitos individuais, é muito importante que também continuemos erigindo muros de proteção em torno dos direitos daqueles que se sentem ofendidos com esse tipo de iniciativa.
Nós encaminhamos, Sr. Presidente, à Mesa da Câmara dos Deputados um requerimento de moção de repúdio contra essa exposição que aconteceu em São Paulo. Também entramos com uma representação junto ao Ministério Público Federal pedindo a tomada de providências, a fim de que sejam apurados os fatos que envolvem este acontecimento em São Paulo, que tem o nosso repúdio e o repúdio de todos aqueles que, nesta Casa e em todo o Brasil, lutam e defendem a vida e a família.
Muito obrigado.



SÉRGIO SÁ LEITÃO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTÉRIO DA CULTURA, EXPOSIÇÃO, MUSEU DE ARTE MODERNA (MAM), SÃO PAULO (SP), VIOLAÇÃO, ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ECA), MOÇÃO DE REPÚDIO, CÂMARA DOS DEPUTADOS, ENCAMINHAMENTO.
oculta