CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 289.3.55.O Hora: 9h30 Fase: HO
  Data: 04/10/2017

Sumário

Sessão solene em homenagem ao Dia do Idoso. As notas taquigráficas desta Sessão Não Deliberativa Solene poderão ser solicitadas ao Departamento de Taquigrafia, Revisão e Redação - DETAQ.

Ata da 286ª (ducentésima octogésima sexta) Sessão da Câmara dos Deputados, Não Deliberativa Solene, matutina, da 3ª Sessão Legislativa Ordinária, da 55ª Legislatura, em 3 de outubro de 2017. Às 10h02, o Sr. Carlos Manato, 4º Suplente de Secretário, no exercício da Presidência, declarou aberta a sessão e deu por dispensada a leitura da ata da sessão anterior. O Sr. Presidente informou que a sessão se destinou à homenagem ao Dia do Idoso; prestou as devidas homenagens; e convidou para compor a Mesa os Srs. Gilberto Nascimento e Roberto de Lucena, Presidente e ex-Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados; Professor Victório Galli, Deputado Federal; Maria do Socorro de Medeiros Morais, da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; e Gutemberg Gomes, Secretário de Estado do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos do Distrito Federal. O Sr. Presidente convidou todos a ouvir o Hino Nacional, executado pelo Coral do SESC 913 Sul. Nos termos do § 2º do artigo 18 do Regimento Interno, assumiu a Presidência o Sr. Gilberto Nascimento e convidou para compor a Mesa a Sra. Diva Faria de Abreu, nascida em 4 de fevereiro de 1917. O Sr. Presidente concedeu a palavra aos Srs. Professor Victório Galli, autor do requerimento, que proferiu discurso do Sr. Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia; Raquel Muniz, pelo PSD; Geraldo Resende, pelo PSDB; Delegado Edson Moreira, pelo PR; Leandre, Líder do PV; Simão Sessim, pelo PP; e Maria do Socorro de Medeiros Morais e Gutemberg Gomes, componentes da Mesa. O Sr. Presidente convidou todos a assistir à apresentação do Coral do SESC 913 Sul, interpretando a música Murmura o Mar. Nos termos do § 2º do artigo 18 do Regimento Interno, assumiu a Presidência o Sr. Roberto de Lucena e concedeu a palavra aos Srs. Cleber Verde, Líder do PRB; e Angelim, pelo PT. Reassumiu a Presidência o Sr. Gilberto Nascimento e concedeu a palavra aos Srs. Eros Biondini, pelo PROS; Antônio Jácome, pelo PODE; Assis do Couto, pelo PDT; Pollyana Gama, pelo PPS; Rosinha da Adefal, pelo AVANTE; Francisco Floriano, pelo Democratas; e Roberto de Lucena, componente da Mesa. Usaram da palavra pela ordem os Srs. Guilherme Coelho, Waldir Maranhão, Goulart, Conceição Sampaio, Izalci Lucas, Lobbe Neto, Jefferson Campos, Marcelo Aguiar e Chico Alencar. Usaram ainda da palavra os Srs. Alexandre Mendes Lima de Oliveira, Defensor Titular Regional de Direitos Humanos do Distrito Federal; Francisco Benedito Wiechert, Presidente do Conselho dos Direitos do Idoso do Distrito Federal; e Zaíra Nascimento de Oliveira, Professora da Universidade do Envelhecer da Universidade de Brasília. Após a apresentação do Coral do SESC 913 Sul, interpretando a música Santa Lucia, o Sr. Presidente registrou a presença de convidados, reiterou as homenagens prestadas, agradeceu a presença de todos e, às 12h24, encerrou a sessão.

Rodrigo Maia
Presidente

Carlos Manato
Secretário


As notas taquigráficas desta Sessão Não Deliberativa Solene poderão ser solicitadas ao Departamento de Taquigrafia, Revisão e Redação - DETAQ.