CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 277.3.55.O Hora: 11h54 Fase: OD
  Data: 27/09/2017

Sumário

Eleição do cearense Manuel Cardoso Linhares para a Presidência da Associação Brasileira de Hotéis. Congratulações ao Governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, pela inauguração do Aeroporto de Jijoca de Jericoacoara.

O SR. JOSÉ AIRTON CIRILO (PT-CE. Pela ordem. Sem revisão do orador) - Sr. Presidente, eu queria registrar, com muita satisfação e alegria, a eleição do primeiro cearense para presidir a Associação Brasileira de Hotéis, nosso amigo Manuel Cardoso Linhares. Eleito por unanimidade, ele assumiu essa instituição tão importante do País, com tão importante missão, sobretudo neste momento de crise por que o País atravessa, neste momento de desemprego. Via turismo, nós podemos alavancar o desenvolvimento, a geração de emprego e renda para o País, sobretudo em nosso Estado.
Quero também parabenizar o Governador Camilo Santana pela iniciativa de inaugurar o Aeroporto de Jijoca de Jericoacoara. Brevemente, será o da nossa querida cidade de Aracati, onde nós vamos incentivar e incrementar, através da Rota das Falésias, o turismo na nossa região.
Com isso, eu quero parabenizar o nosso Presidente.

PRONUNCIAMENTO ENCAMINHADO PELO ORADOR

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, q
uero destacar que o cearense Manuel Cardoso Linhares assume a Presidência da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis - ABIH Nacional. Ele foi eleito nesta terça-feira, dia 27 de setembro, para a nova Diretoria da ABIH Nacional, como novo Presidente da Associação. Ele já é Vice-Presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação. A chegada de Cardoso ao comando da entidade será importante e contribuirá, sem dúvida, para reforçar a imagem turística do Ceará.
Eliseu Barros conferiu o processo eleitoral, tendo ao lado o Secretário-Adjunto do Desenvolvimento Econômico do Estado, o hoteleiro Régis Medeiros.
Neste momento de crise econômica e desemprego, em recente pesquisa do ranking de competitividade dos Estados, o Ceará desponta como o primeiro lugar no pilar da solidez fiscal. Muito se deve ao Governador Camilo Santana, do nosso partido, pois o Estado passou da 7ª posição para a 1ª posição, nos últimos 2 anos. Além do mais, no último levantamento do CAGED, o Ceará registrou o maior número de novos empregos em todo o Nordeste.
Todos sabemos que o turismo tem a maior capacidade de alavancagem econômica. Sou de uma região turística, nascido em Aracati, terra de Canoa Quebrada, praia internacionalmente famosa. Sei de perto os benefícios do turismo para melhoria de vida nos nativos.
O Ceará inaugurou recentemente o Aeroporto de Jijoca de Jericoacoara, com voos diretos de São Paulo à nossa querida Praia de Jeri.
Outro aeroporto já pronto, dependendo apenas das certificações da ANAC, é o de Aracati, para o qual tive a honra e o dever de contribuir com emendas, junto com outros. Essa aviação regional chega em boa hora, principalmente para retomar o prestígio das praias do leste cearense.
Dentro desse objetivo, foi criada a Rota das Falésias, que se estende da Praia de Aquiraz, passando por Beberibe, Canoa Quebrada, Icapuí, até praias do litoral do Rio Grande do Norte. Também incluímos esse produto turístico para receber recursos para qualificação de pessoas e entidades.
Com a concessão do Aeroporto Internacional Pinto Martins, vencida pela empresa alemã Fraport, o Ceará ganha novo impulso, e principalmente com a notícia, nesta semana, de que Fortaleza será sede do hub da Air France, com voos diretos para a Europa.
Meu muito obrigado.



MANUEL CARDOSO LINHARES, PRESIDENTE, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE HOTÉIS, CEARÁ, ELEIÇÃO. JIJOCA DE JERICOACOARA, AEROPORTO, CAMILO SANTANA, GOVERNADOR, CEARÁ, INAUGURAÇÃO.
oculta