CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 271.3.55.O Hora: 15h9 Fase: PE
  Data: 21/09/2017

Sumário

Atuação da oradora contra reajuste da tarifa de energia elétrica no Estado do Tocantins.

A SRA. PROFESSORA DORINHA SEABRA REZENDE (DEM-TO. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, eu vou falar sobre um assunto que me preocupa. Fiz um questionamento, apresentei um pedido para que fosse sustado o aumento da energia no meu Estado. O meu Estado do Tocantins tem muita água e várias hidrelétricas, cujo processo de construção gerou muito desgaste, prejuízos ambientais e uma série de situações. A população do Tocantins vive hoje uma situação semelhante à do Pará, que tem uma das taxas de energia mais caras do País.
Nós estamos bastante preocupados porque, na verdade, todas as concessões feitas, os benefícios concedidos pelo Governo Federal acabam sendo pagos pelo consumidor. No caso do Tocantins, que é um Estado pobre, que tem uma grande extensão geográfica, e tem uma limitação, porque são poucas pessoas para grandes linhas, nós pedimos que o assunto fosse analisado pela Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL, pedimos que uma fiscalização fosse feita pelo Tribunal de Contas da União - TCU em relação ao sistema que monta a tabela e os valores de correção.
Pedimos, ao mesmo tempo, que benefícios, privilégios concedidos não sejam pagos pelo consumidor. Se o Tesouro, se a União resolve fazer algum tipo de concessão, que pague a União e não o consumidor, que não foi consultado sobre isso.
Muito obrigada, Sr. Presidente.
O SR. PRESIDENTE (Ságuas Moraes) - Obrigado, Deputada Professora Dorinha.



REAJUSTE, TARIFA, ENERGIA ELÉTRICA, TOCANTINS, CONTRARIO.
oculta