CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 269.3.55.O Hora: 10h16 Fase: BC
  Data: 21/09/2017

Sumário

Necessidade de adoção, pela Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC, de providências a respeito da cobrança pelo despacho de bagagens pelas companhias aéreas.

O SR. ALBERTO FRAGA (DEM-DF. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu acho que a ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil está promovendo uma anarquia na aviação civil em nosso País. Quem é que não tem enfrentado dificuldades ao embarcar, em meio a essa verdadeira bagunça que está havendo em relação às bagagens?
Eu viajei com a minha família recentemente. No aeroporto, na metade do caminho para a sala de embarque, a empresa me procurou e disse: "Tem que despachar a bagagem". Eu falei: "Mas isto aqui tem 9 quilos". "Não, é porque já está lotado."
Quem não percebe que o compartimento interno dos aviões, das aeronaves, não comporta a quantidade de bagagem dos passageiros? A empresa acha que o passageiro vai preferir pagar 80 reais ou mais a levar uma mala com 10 quilos? É evidente que vai faltar espaço. Por isso, há essa bagunça, essa desordem. A ANAC tem que resolver essa questão, porque o preço das passagens não baixou.
Sr. Presidente, peço que este pronunciamento seja divulgado pelos órgãos de comunicação da Casa.



AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (ANAC), PROVIDÊNCIA, COBRANÇA, BAGAGEM, EMPRESA DE TRANSPORTE AÉREO.
oculta