CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 269.1.55.O Hora: 16h54 Fase: OD
  Data: 16/09/2015

Sumário

Votos de pesar pelo falecimento do político mineiro Mário Assad.

PRONUNCIAMENTO ENCAMINHADO À MESA PARA PUBLICAÇÃO
O SR. RENZO BRAZ
(Bloco/PP-MG. Pronunciamento encaminhado pelo orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, quero registrar meu profundo pesar pelo falecimento de um dos grandes estadistas mineiros, Dr. Mário Assad, que nos deixou no último dia 12 de setembro.
Com uma trajetória brilhante e ilibada no cenário político, Mário Assad sempre trabalhou pelo progresso do povo mineiro. Advogado por formação
, participou do Governo de Minas em diversas oportunidades. De 1975 a 1979, esteve à frente da Secretaria de Estado do Trabalho, Assistência Social e Desportos do Estado de Minas Gerais; de 1991 a 1994, foi Secretário da Justiça do Estado de Minas Gerais. Esteve presente também na Assembleia Legislativa de Minas por cinco mandatos, de 1963 a 1983. Também defendeu os interesses de Minas no Congresso Nacional, sendo Deputado Federal por três mandatos.
Entre 1987 e 1988
, como Deputado Constituinte, foi Presidente da Comissão de Direitos e Garantias Individuais e membro da Comissão de Sistematização, ambas com trabalhos de extrema relevância na elaboração da Constituição de 1988. Em 1984, apoiou o movimento democrático Diretas Já.
Entre 2001 e 2004, foi Prefeito de Manhuaçu, tornando-se um dos gestores mais atuantes da história do Município, com investimentos que transformaram a realidade local.
Outra grande iniciativa de Mário Assad foi a fundação, em 1975, da Associação Profissionalizante do Menor (ASSPROM), pela qual já passaram mais de 70 mil menores. Foi um homem brilhante, peça fundamental do progresso mineiro, que deixará muita saudade em nosso Estado.
A toda a família, meus sentimentos de consolo; em especial
, ao meu amigo Mário Assad Júnior, o desejo de que ele continue trilhando o caminho virtuoso de seu pai.
Muito obrigado. 



MÁRIO ASSAD, EX-DEPUTADO FEDERAL, FALECIMENTO, HOMENAGEM PÓSTUMA.
oculta