CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 267.3.55.O Hora: 17h36 Fase: OD
  Data: 20/09/2017

Sumário

Posse do advogado cearense Valdetário Andrade Monteiro no Conselho Nacional de Justiça. Insatisfação do orador com a reforma política em tramitação na Casa.

O SR. JOSÉ AIRTON CIRILO (PT-CE. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, inicialmente, eu quero parabenizar o nosso companheiro, o colega advogado Valdetário Andrade Monteiro, que ontem tomou posse no Conselho Nacional de Justiça, representando a nossa querida OAB. Quero desejar ao nosso colega conterrâneo pleno êxito. Que os seus pares tenham um reconhecimento muito grande pelo seu trabalho à frente dessa instituição.
Quero também, Sr. Presidente, ressaltar que, lamentavelmente, a reforma política por que tanto esperava a população brasileira está se tornando um arremedo de reforma política, inclusive com o adiamento do fim das coligações para 2020. Mas é o possível dentro do entendimento da construção política.
Nós esperamos, em 2020, construir uma realidade política que facilite a verdadeira reforma, a que venha a modificar o sistema atual.

PRONUNCIAMENTO ENCAMINHADO PELO ORADOR

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, r
egistro hoje com muita alegria a posse do advogado cearense Valdetário Andrade Monteiro como representante da OAB junto ao Conselho Nacional de Justiça, para o biênio 2017-2019.
A indicação de Valdetário Monteiro foi feita por unanimidade, em escrutínio realizado pela OAB ainda em abril deste ano. O advogado cearense já atuava como representante institucional da OAB. Agora ele atuará como conselheiro.
Aproveito para parabenizar o colega, pois também sou advogado, e conterrâneo, desejando e acreditando que seu trabalho será coroado de êxito e terá o reconhecimento de seus pares.
Aproveito para louvar a Universidade de Fortaleza - UNIFOR, a instituição em que tanto eu quanto o novo conselheiro do CNJ fomos graduados em Direito. A UNIFOR é tida como a melhor universidade privada do Norte e do Nordeste.
Faço minhas as palavras do Presidente Nacional da OAB, Claudio Lamachia, para quem "a atuação deste valoroso advogado, sem dúvidas, trará muitas vitórias para a advocacia e para a cidadania".
Bagagem não lhe falta. Não apenas como profissional destacado no meio jurídico, mas também por seu desempenho frente à Presidência da OAB - Seção Ceará. Valdetário Monteiro é professor convidado da Escola Superior da Advocacia, da OAB Ceará, e professor titular do Curso de Direito do Centro Universitário Estácio, na disciplina Direito Tributário e Financeiro. Ainda é membro da Academia Cearense de Letras Jurídicas e do Instituto dos Advogados do Ceará.
Valdetário Monteiro foi empossado ontem, na sede do Conselho Nacional de Justiça, em solenidade presidida por sua Presidenta, a Ministra Cármen Lúcia. Ele assume vaga no lugar do ex-conselheiro.
Parabenizamos o novo conselheiro pela nova missão e também o CNJ, que serve para balizar as atividades da magistratura, por contar com a contribuição de Valdetário Monteiro, que, com certeza, será muito valiosa.



VALDETÁRIO ANDRADE MONTEIRO, ADVOGADO, POSSE, CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA (CNJ), CONGRATULAÇÃO. REFORMA POLÍTICA, CRÍTICA, INSUFICIÊNCIA.
oculta