CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 263.3.55.O Hora: 21h28 Fase: OD
  Data: 19/09/2017

Sumário

Orientação de bancada para votação do art. 45 constante do art. 2º do substitutivo; e do art. 3º do substitutivo da Proposta de Emenda à Constituição nº 77, de 2003, sobre o fim da reeleição majoritária, a simultaneidade das eleições e a duração de 5 anos dos mandatos para os cargos eletivos, nos níveis federal, estadual e municipal, nos Poderes Executivo e Legislativo.

O SR. BALEIA ROSSI (PMDB-SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, existe uma desinformação muito grande quanto a esta questão. Nós vamos votar agora uma proposta que estabelece a eleição majoritária para os cargos do Legislativo. Por exemplo, em São Paulo, nós temos 70 Deputados Federais. Se essa medida passar, os 70 Deputados mais votados estarão eleitos.
Isso é o que quer a população, e todas as pesquisas de opinião demonstram isso. Ninguém quer esse sistema proporcional que existe hoje, em que você vota em um candidato e elege outro por tabela, sem saber quem é.
Por isso, a bancada do PMDB encaminha o voto "sim". Vamos empoderar o eleitor. Vamos aprovar o voto majoritário no Legislativo.


ORIENTAÇÃO DE BANCADA, DISPOSITIVO LEGAL, SUBSTITUTIVO, PEC 77/2003, PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO (PMDB), VOTO FAVORÁVEL.
oculta