CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 263.3.55.O Hora: 20h18 Fase: AB
  Data: 19/09/2017

Sumário

Empenho do orador na agilização dos procedimentos necessários à entrada em operação do Aeroporto Regional de Aracati, no Estado do Ceará.

O SR. JOSÉ AIRTON CIRILO (PT-CE. Pela ordem. Sem revisão do orador) - Sr. Presidente, eu queria registrar importante reunião que tivemos ontem, em Fortaleza, no Departamento Estadual de Rodovias - DER com o Superintendente do órgão, Sérgio Azevedo, e com o assessor de infraestrutura portuária, o Coronel Paulo Edson, juntamente com um representante do grupo gestor da Rota das Falésias, o Romildo Silva, e um representante do gabinete do Deputado André Figueiredo.
Nós tratamos no DER da agilização dos trabalhos para a entrada em funcionamento do Aeroporto de Aracati, uma obra construída a partir de recursos do Ministério do Turismo e para a qual eu destinei 3 milhões de reais em emendas; o Deputado Pimentel, 3 milhões de reais; o Ministério do Turismo, 4 milhões de reais; e o Governo do Estado complementou os recursos. Até hoje, esse aeroporto não tem os equipamentos necessários para viabilizar o pouso de grandes aeronaves.
Esse equipamento foi adquirido em junho, e, brevemente, nós teremos em funcionamento, com capacidade para receber aeronaves de grande porte, o Aeroporto de Aracati, minha cidade-mãe. E, com isso, nós vamos viabilizar esse investimento tão importante para a região, Sr. Presidente, porque o Baixo Jaguaribe beneficia vários Municípios, inclusive Mossoró, no Rio Grande do Norte, e cidades circunvizinhas.
Nós temos cobrado do Governo do Estado, do Secretário de Turismo, Arialdo Pinho, e, agora, do Superintendente do DER, Sérgio Azevedo, a agilização para que esse equipamento, que já tem inclusive construída uma estrutura da TAM, possa de fato entrar em funcionamento. Esse foi o objeto da nossa cobrança, porque isso vai dinamizar o turismo na região, vai viabilizar ainda mais o turismo por voos charter para a nossa região, e, com isso, gerar emprego e renda e melhorar o desenvolvimento local.
Muito obrigado, Sr. Presidente.



AEROPORTO REGIONAL, ARACATI (CE), FAVORÁVEL, JOSÉ AIRTON CIRILO, DEPUTADO FEDERAL, ORADOR, ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
oculta