CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 246.3.55.O Hora: 17h14 Fase: OD
  Data: 05/09/2017

Sumário

Agradecimento ao Ministério do Esporte pela indicação de 94 Municípios cearenses para participação no Programa Segundo Tempo.

O SR. JOSÉ AIRTON CIRILO (PT-CE. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, quero parabenizar o Ministro do Esporte, nosso companheiro Leonardo Picciani, porque hoje foi publicada a Portaria nº 11, que selecionou os Municípios para o Programa Segundo Tempo. No Ceará, 94 Municípios foram contemplados. Desses 94, registro alguns Municípios com os quais tenho uma relação mais próxima. É o caso de Caucaia, Icapuí, Ibaretama, Pindoretama, Pacoti e Salitre, que desenvolvem todo um trabalho.
Estive em audiência com o Ministro Leonardo e quero aqui agradecer-lhe a deferência. Acho que esse é um dos programas mais importantes de inclusão social e de fortalecimento da cidadania e da juventude. Parabéns!

PRONUNCIAMENTO ENCAMINHADO PELO ORADOR

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, v
enho aqui destacar que foi publicada hoje a Portaria nº 11, de 4 de setembro, do Ministério do Esporte, na qual 94 Municípios do Ceará que atenderam ao chamamento público foram contemplados para a aplicação do Programa Segundo Tempo do Ministério do Esporte.
Esse foi resultado de articulação minha junto ao Ministro do Esporte Leonardo Picciani, ao qual levei as demandas dos Municípios, pois o esporte é reconhecido como fenômeno sociocultural e é direito de todos e dever do Estado, tendo no esporte o seu vínculo cultural e na competição o seu elemento essencial e, portanto, deve contribuir para a formação e reforçar o desenvolvimento de valores como moral, ética, solidariedade, fraternidade e cooperação.
Como parte integrante do processo educacional, os princípios socioeducativos do desporto educacional se fundamentam nos seguintes pilares: princípio da inclusão; princípio da participação; princípio da cooperação; princípio da coeducação; princípio da corresponsabilidade.
Programa Segundo Tempo - PST.
O Programa Segundo Tempo - PST Padrão, desenvolvido pela Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte, visa democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte educacional, promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente daqueles que se encontram em áreas de vulnerabilidade social e, preferencialmente, regularmente matriculados na rede pública de ensino.
Muito obrigado.



MUNICIPIO, CEARA, INCLUSÃO, PROGRAMA SEGUNDO TEMPO.
oculta