CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 230.3.55.O Hora: 20h50 Fase: OD
  Data: 23/08/2017

Sumário

Transcurso do 144º aniversário de emancipação político-administrativa do Município de Pentecostes, Estado do Ceará.

O SR. JOSÉ AIRTON CIRILO (PT-CE. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, venho aqui prestar homenagem ao Município de Pentecoste pelo seu aniversário de 144 anos de emancipação política.
Hoje estivemos, pela manhã, no hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado e do Município.
Aproveito a oportunidade para parabenizar o Prefeito, João Bosco; o Vice-Prefeito, Vicente do Zuza; o Presidente da Câmara, Vereador Pedro Cardoso, e a Primeira-Dama, a minha querida Clemilda Pinho.

Na pessoa deles e delas, quero abraçar todos que compõem aquela cidade tão querida e especial que eu tenho orgulho de representar aqui - sou cidadão pentecostense e também minha esposa é de lá.
Um grande abraço à população dessa cidade.
O SR. PRESIDENTE (JHC) - Muito obrigado, Deputado.

PRONUNCIAMENTO ENCAMINHADO PELO ORADOR

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, venho aqui prestar homenagem ao Município de Pentecoste (CE) pelo seu aniversário de 144 anos de emancipação política.
Neste 23 de agosto, parabenizo a comunidade, na pessoa do Prefeito, João Bosco; do Vice-Prefeito, Vicente do Zuza; do Presidente da Câmara, Vereador Pedro Cardoso; da Primeira-Dama, Clemilda Pinho, e dos demais valorosos Vereadores de Pentecoste.
Esse Município, no qual nasceu a minha esposa, Ilanna Cirilo, tem minha sogra, Dra. Ivoneide Moura, como ex-Prefeita e o meu saudoso sogro, Antônio Carneiro, com ex-Prefeito - ele dirigiu o Município por 5 vezes.
Participei hoje pela manhã da missa solene na Igreja Matriz; do hasteamento das bandeiras na sede da Prefeitura e do tradicional parabéns com o corte do bolo gigante.
Pentecoste foi fundado em 23 de agosto de 1873 e é um importante Município do nosso Estado.
Tenho orgulho de ser Cidadão Pentecostense, título que me foi dado pela Câmara Municipal graças a uma iniciativa da Vereadora Valdelice do João Flávio, a quem agradeço, bem como a todos os seus pares.
Nos últimos anos, Pentecoste teve grande impulso de desenvolvimento.
O Município tem como principal ponto turístico e fonte de desenvolvimento e renda o açude Pereira de Miranda, que foi inaugurado em 1957 pelo Presidente Juscelino Kubitschek.
A atividade econômica mais importante do Município é a piscicultura, que é destaque cearense e nacional, com a famosa tilápia, produzida nos açudes. Esse peixe é consumido em todo o Estado em quantidade superior à consumida em quase todos os Estados da Federação. A aquicultura tenta consolidar não só as tilápias, mas também várias outras espécies cultivadas em águas continentais, como, por exemplo, o pirarucu, peixe com alto potencial para a piscicultura brasileira.
Queria parabenizar os cidadãos pentecostenses e reafirmar o meu compromisso de trabalhar e lutar por essa cidade tão importante do Vale do Curu e do Ceará que recebe neste ano de 2017 como presente do nosso mandato investimentos para a saúde, abastecimento de água, construção de estradas, CRAS, pavimentação de 11 ruas e apoio para eventos culturais no Município.
Parabéns, Pentecoste!
Muito obrigado!



PENTECOSTE (CE), ANIVERSÁRIO, HOMENAGEM.
oculta