CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 202.2.55.O Hora: 16h0 Fase: BC
  Data: 22/08/2016

Sumário

Recuperação da economia brasileira com medidas do Governo do Presidente da República interino Michel Temer, após a aprovação, no Senado Federal, da admissibilidade do processo de impeachment da Presidente da República afastada Dilma Rousseff. Apoio do orador para aprovação, na Câmara dos Deputados, de propostas do Governo Federal para prosseguimento da recuperação da economia. Lançamento, pelo PMDB, da candidatura de Eliane Sinhasique à Prefeitura de Rio Branco, Estado do Acre.

O SR. FLAVIANO MELO (Bloco/PMDB-AC. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, a competência, a seriedade e a coragem que o Presidente Michel Temer demonstrou nestes seus primeiros meses de governo têm-se traduzido em uma rápida reversão da expectativa negativa que os mercados financeiros nacional e internacional tinham sobre o nosso País.
É majoritária no mercado a percepção de que o Brasil voltou ao caminho correto. O debate, agora, é sobre o ritmo de aprovação, por esta Casa, das medidas necessárias de ajuste econômico apresentadas pelo Governo. Mas, a cada vitória do Governo no Congresso, a cada nova demonstração da sua sólida base parlamentar, aumenta o otimismo dos operadores financeiros.
Não há dúvidas de que uma das marcas do novo Governo é a sua racionalidade, a sua coerência e a determinação de corrigir tudo o que foi feito de errado nos últimos anos. Isso tranquiliza, dá segurança, atrai investimentos do exterior e estimula as iniciativas dos nossos empreendedores.
Sr. Presidente, nobres colegas, gostaria de fazer um desagravo, de expor um sentimento muito pessoal que tenho em relação ao Presidente Michel Temer e ao esforço hercúleo que tem feito para tirar o Brasil da crise. Uma certa oposição barulhenta e inconformada com a perda do poder tem-se valido de pesquisas de opinião para questionar a legitimidade do Governo Temer. Ora, é óbvio que o vigoroso apoio da maioria dos brasileiros ao processo de impeachment da Presidente Dilma Rousseff não haveria de se transferir, automaticamente, para o Presidente em exercício.
Confiança não se impõe, conquista-se. E Michel Temer tem conquistado essa confiança dia após dia. Muito pouco tempo se passou, no entanto, para que os resultados positivos de seu plano de governo aparecessem de maneira clara e efetiva para a maioria dos brasileiros. Quando isso acontecer, não temos dúvidas de que seus índices de popularidade refletirão o novo ambiente econômico, político e social do País gerado pelo novo Governo.
Além disso, não se pode ignorar que o Governo Temer ainda está sob o estigma da interinidade. Embora haja poucas dúvidas a respeito da aprovação definitiva do impeachment de Dilma Rousseff pelo Senado, Michel Temer, até por uma questão de prudência e de senso de realidade, espera sua confirmação no cargo para assumir plenamente o leme da Nação, com todos os ônus e os bônus que isso representa.
O que houve, até agora, foi a semeadura de um plano cujas linhas gerais estão apenas delineadas. Esse plano pacificou os agentes econômicos, tranquilizou o País, imprimiu a esperança de que inauguraríamos um ciclo virtuoso na política e na economia. Chegou, finalmente, a hora de transformar intenções em atos. E não temos dúvidas de que isso será feito com muita segurança, com muita tranquilidade e determinação, com o indispensável apoio desta Casa e do Senado Federal.
Quero, pois, saudar o Presidente Michel Temer e sua equipe de governo e reiterar minha disposição de não medir esforços para continuar participando, sem renunciar às críticas construtivas, deste enorme esforço político suprapartidário, feito para resgatar o Brasil, completa e definitivamente, da profunda crise em que foi lançado pela incompetência e irresponsabilidade dos Governos anteriores.
Embasado neste esforço político de superação, o PMDB do Acre lançou a Deputada Estadual Eliane Sinhasique à Prefeitura da Capital. Neste dia 15, foi dada a largada a uma candidatura que retomou forças, reacendeu esperanças e reafirmou a vontade de mudanças há muito sedimentada no seio da população rio-branquense.
Sem dúvida, a candidatura de Eliane Sinhasique veio dar novo folego à disputa, recuperando a disposição de luta por um nome que representa compromisso inarredável com os anseios populares. Eliane representa este nosso espírito peemedebista de disposição e vontade de fazer melhor.
Então, repito as suas palavras: "Vamos para cima, com coragem, esperança, determinação e força. É isso que merece e espera o nosso País e o nosso Acre!".
Obrigado.



ELOGIO, ATUAÇÃO, MICHEL TEMER, VICE-PRESIDENTE NO EXERCÍCIO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, RECUPERAÇÃO, ECONOMIA, ARTICULAÇÃO, BASE DE APOIO POLÍTICO. EXPECTATIVA, COLABORAÇÃO, CONGRESSO NACIONAL, APROVAÇÃO, REFORMA, ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, INCENTIVO, DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. APOIO, CANDIDATURA, PREFEITO, RIO BRANCO (AC), ELIANE SINHASIQUE, DEPUTADO ESTADUAL.
oculta