CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 197.4.55.O Hora: 15h28 Fase: GE
  Data: 14/08/2018

Sumário

Transcurso do Dia do Advogado. Apoio à Marcha Nacional Lula Livre, organizada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST, em defesa do registro da candidatura do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva à sucessão presidencial. Solidariedade do Sr. Adolfo Pérez Esquivel, agraciado com o Prêmio Nobel da Paz, ao líder petista.

O SR. JOSÉ AIRTON CIRILO (PT-CE. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, venho a esta tribuna como advogado inicialmente parabenizar todos os meus colegas advogados e advogadas do País inteiro. Mas quero homenagear, na pessoa do Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Ceará, meu colega Marcelo Mota Gurgel do Amaral, todos os colegas pela passagem do Dia do Advogado e da Advogada, celebrado dia 11 de agosto.
Todos sabem que os advogados são imprescindíveis à proteção do direito e da justiça e à luta contra o desmando dos atores públicos e privados que atentam contra a democracia, os direitos humanos e o exercício da cidadania. Os advogados não temem os poderosos. Passam a noite muitas vezes para defender as pessoas, os cidadãos, a sociedade. Isso mostra a importância de um Judiciário eficiente.
Por isso, deixo o meu abraço, os meus parabéns a todos os meus colegas advogados e advogadas, profissão tão desafiadora, apaixonante e fundamental para o direito à justiça e à liberdade do nosso povo.
Quero aqui também, Sr. Presidente, trazer o meu apoio, a minha solidariedade a essa luta dos movimentos sociais que estão participando dessa grande marcha a Brasília. O nosso apoio, a nossa solidariedade ao maior brasileiro, o que mais fez por esta Nação, o Presidente Lula.
O Presidente Lula foi preso injustamente por uma Justiça parcial, por um juiz comprometido não com a Justiça, mas com a perseguição a um brasileiro que tirou 40 milhões de brasileiros da miséria, que transformou este País em uma Nação respeitada no mundo inteiro. Nós hoje temos vergonha porque o Brasil é visto como um País que não tem Justiça, não tem Poder Judiciário, que condena sem provas, sem elementos comprobatórios para fazer um julgamento correto e justo.
Por isso, fica aqui o meu apoio, a minha solidariedade a todos esses brasileiros e brasileiras que estão hoje aqui nesta marcha, para levar amanhã a nossa solidariedade ao Presidente Lula, que é o nosso candidato a Presidente da República, com o sentimento da Nação brasileira, do povo brasileiro, que quer a sua volta porque foi o Presidente que olhou para os pobres, para os humildes, para as pessoas mais necessitadas desta Nação.
Quero destacar aqui o apoio e a solidariedade de várias figuras internacionais, como o Nobel da Paz Adolfo Pérez Esquivel, que manifestou a sua solidariedade, e vários outros grandes brasileiros.
Por isso, o Brasil de amanhã vai ter repercussão em toda a América Latina e em todo o mundo, porque nós vamos reforçar o direito legal de o Presidente Lula ser candidato de novo, porque ele merece. Isso é justiça, e nós queremos o Presidente Lula como nosso candidato.
Viva o Presidente Lula!
Lula livre!
Lula o nosso candidato a Presidente!
A SRA. BENEDITA DA SILVA - Viva! Lula livre!
O SR. PRESIDENTE (Leo de Brito) - Obrigado, Deputado José Airton Cirilo.

PRONUNCIAMENTOS ENCAMINHADOS PELO ORADOR

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, venho aqui, como advogado, para parabenizar todos os advogados e advogadas do Brasil na pessoa do Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Ceará (OAB-CE), Marcelo Mota Gurgel do Amaral, pela passagem do Dia do Advogado, celebrado no dia, 11 de agosto, e assim estendo a homenagem a todos os colegas de profissão.
Os advogados são indispensáveis à proteção da Justiça, contra desmandos dos atores públicos e privados que atentem contra a democracia, os direitos humanos e o exercício pleno da cidadania.
Os advogados não temem os poderosos, passando noites em claro para mostrar à sociedade a importância de um judiciário eficiente.
Advogados e advogadas, parabéns pelo seu dia!
Meu muito obrigado!

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, venho aqui dar meu apoio aos diversos movimentos sociais que estão em Brasília na
Marcha Nacional Lula Livre, organizada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), para o grande ato de registro da candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República, que vai acontecer nesta quarta, dia 15/8, quando vamos nos somar com milhares de brasileiros e muita gente em todo o mundo que está acompanhando o que está acontecendo aqui.
Quero também deixar minha solidariedade à decisão que os sete grevistas tomaram ao se privarem de alimentação em nome da justiça e da libertação de Lula, para que
saibam que não estão sozinhos nessa luta. Isso é um grande exemplo para aqueles que sonham com um futuro melhor para o País. Não resta outra tarefa, senão a de lutar e colocar a própria vida a serviço dessa luta, desse processo de transformação mais profunda em que acreditamos para o Brasil e para o mundo inteiro.
Inclusive o Prêmio Nobel da Paz, Adolfo Pérez Esquivel, marchou com os manifestantes, nesta segunda-feira, 14/8, usando boné do MST e segurando faixa de protesto, para se solidarizar com o povo do Brasil e pela libertação de Lula, que é considerado um preso político.
São mais de 5 mil os manifestantes do MST que se encontrarão com integrantes de outros movimentos da Via Campesina, como o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e o Levante Popular da Juventude para este grande ato amanhã. Além de lutarem contra a prisão do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está em Curitiba há mais de 100 dias, os trabalhadores marcham para chamar a atenção da população para as graves crises econômica e política pelas quais o Brasil passa.
O que acontecer no Brasil amanhã vai ter repercussão em toda a América Latina, que vai reforçar o direito legal de Lula ser candidato, para fazer o Brasil feliz de novo.
Meu muito obrigado.



DIA DO ADVOGADO, HOMENAGEM. ELEIÇÕES, PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, EX-PRESIDENTE DA REPÚBLICA, PRÉ-CANDIDATO A CARGO ELETIVO, PARTICIPAÇÃO, DEFESA, MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM-TERRA (MST), BRASÍLIA (DF), EVENTO, REALIZAÇÃO. LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, EX-PRESIDENTE DA REPÚBLICA, SOLIDARIEDADE, ADOLFO PÉREZ ESQUIVEL, PRÊMIO NOBEL DA PAZ, REGISTRO.
oculta