CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 197.3.55.O Hora: 17h28 Fase: GE
  Data: 01/08/2017

Sumário

Acerto da decisão do Presidente Michel Temer de envio de tropas federais ao Estado do Rio de Janeiro para combate à violência e à criminalidade. Necessidade de revisão da legislação penal brasileira.

O SR. ALBERTO FRAGA (DEM-DF. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, ao contrário do meu amigo Delegado Edson Moreira, eu queria parabenizar a atitude corajosa do Presidente Michel Temer ao liberar as Forças Armadas para combater a violência e a criminalidade no Rio de Janeiro. Nós sabemos que o treinamento do Exército não é bem voltado para a segurança pública, mas a coisa no Rio de Janeiro está tão grave, que tem que ser tratada como um assunto de guerra mesmo.
Hoje já ocorreu um confronto. Alguns marginais foram mortos em confronto com as Forças Armadas. Infelizmente, vai ter que ser assim. Eu acho que é a única forma de resgatar a cidade para os cariocas. Uma cidade como o Rio de Janeiro não pode viver sob a tutela do medo e do pavor. O cidadão não consegue mais ir para as ruas! A atitude do Presidente Michel Temer foi muito acertada.
Eu espero também que as Forças Armadas, de uma vez por todas, comecem a fazer esse papel, ajudando as Polícias Militares no combate à violência. Nós sabemos que não se combate a violência com tanques de guerra, não é isso. Contudo, o armamento que eles possuem já vai, pelo menos, amedrontar aqueles que descem os morros e que hoje estão assaltando as pessoas - e o fazem com fuzil!
Nós temos que endurecer a legislação. Nós temos que tornar crime hediondo o uso de fuzil para cometer crimes que afrontam a segurança pública. Enfim, nós precisamos de uma legislação dura para os bandidos. É isso que o Presidente Michel Temer precisa fazer, para que possa concluir o seu Governo dando ao povo brasileiro, pelo menos, a sensação de segurança. O povo não suporta mais essa insegurança que tem havido nos últimos 13 anos.
Solicito que meu pronunciamento conste nos Anais da Casa e no programa A Voz do Brasil.
O SR. PRESIDENTE (JHC) - O pedido de V.Exa. será atendido, Deputado Alberto Fraga.



SEGURANÇA PÚBLICA, FORÇAS ARMADAS, RIO DE JANEIRO (ESTADO), CRISE, MICHEL TEMER, PRESIDENTE DA REPÚBLICA, GOVERNO FEDERAL, GESTÃO, ANÁLISE.
oculta