CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 188.2.54.O Hora: 17h8 Fase: OD
  Data: 04/07/2012

Sumário

Solicitação ao Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, de adoção das providências necessárias para a realização de vacinação, no Estado de Santa Catarina, contra a gripe H1N1

O SR. JORGE BOEIRA (PSD-SC. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, já que o assunto aqui é saúde, eu quero falar sobre o vírus H1N1, que tem causado grandes problemas, principalmente ao Estado de Santa Catarina.
A Organização Mundial da Saúde, anualmente, identifica os três principais vírus que são mais nocivos à saúde do cidadão e provocam gripe e estabelece os grupos de risco que devem ser vacinados.
Neste ano, as estatísticas mostram que aproximadamente 60% dos casos e 50% das mortes ocorrem no Estado de Santa Catarina.
Portanto, gostaria de pedir a esta Casa que, em contato com o Ministro da Saúde, desse especial atenção ao Estado de Santa Catarina, porque a gripe está avançando de tal maneira que o Estado está perdendo o controle. Apesar de já terem sido vacinados 90% dos principais grupos de risco e o Estado ter alcançado o seu objetivo, observa-se que ainda não há um perfil daquelas pessoas que chegaram a óbito. Ou seja, as pessoas que morreram não estavam necessariamente nos grupos de risco.
Além de se levar a vacina àqueles que mais precisam, aos mais pobres, é necessário que haja vacina no Estado, porque, mesmo aqueles que conseguem pagar não estão conseguindo ter acesso a elas.
Sendo assim, peço ao ilustre Ministro Alexandre Padilha que olhe essa questão no Estado de Santa Catarina com mais atenção.
Obrigado, Sr. Presidente.



GRIPE, H1N1, AUMENTO, INCIDÊNCIA, SC, SOLICITAÇÃO, PROVIDÊNCIA, ALEXANDRE PADILHA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTÉRIO DA SAÚDE, VACINAÇÃO, POPULAÇÃO.
oculta