CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 179.1.54.O Hora: 14h51 Fase: PE
  Data: 07/07/2011

Sumário

Desempenho da Comissão Especial destinada ao exame do projeto de lei sobre a criação do novo Plano Nacional de Educação - PNE. Anúncio da realização de seminário sobre as diretrizes, metas e estratégias da extensão tecnológica, no Auditório Nereu Ramos da Casa.

O SR. ARIOSTO HOLANDA (Bloco/PSB-CE. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, a Câmara dos Deputados está vivendo um momento rico e - por que não dizer? - o mais importante para o País. Refiro-me aos trabalhos que estão sendo desenvolvidos pela Comissão Especial que trata do PNE, o Plano Nacional de Educação.
Essa Comissão, tão bem conduzida pelo seu Presidente, Deputado Gastão Vieira, e pelo Relator, Deputado Ângelo Vanhoni, ao utilizar o procedimento da audiência pública em todos os Estados, ao analisar as milhares de emendas apresentadas e ouvir especialistas da área da educação está elaborando o plano que irá definir o futuro deste País. Estou falando do Plano Nacional de Educação para os próximos 20 anos.
Sr. Presidente, como membro dessa Comissão, aprovei requerimento para, em conjunto com o Conselho de Altos Estudos e com a Comissão de Ciência e Tecnologia, realizarmos um seminário com o objetivo de definir diretrizes, metas e estratégias para a extensão tecnológica no País.
A extensão, na minha visão, seria o mecanismo mais ágil e flexível para levar o saber a todos aqueles que não têm mais tempo de ir para uma escola formal, mas que precisam adquirir novos conhecimentos.
Entendemos, Sr. Presidente, que é preciso criar estruturas ágeis de transferência de conhecimento para a população, como verdadeiros atalhos que avancem sobre os tradicionais mecanismos da educação e que venham atender de forma massificada os milhões de excluídos.
Para discussão e definição dessas ações, os Presidentes da Comissão de Ciência e Tecnologia, da Comissão de Educação e do Conselho de Altos Estudos encaminharam convite para os presidentes de instituições que, direta ou indiretamente, têm compromisso com essa missão. Foram convidados - e muitos já confirmaram a presença - o Ministro da Ciência e Tecnologia; o Ministro da Educação; o Ministro da Integração; o Presidente do CNPq; o Presidente da EMBRAPA; o Presidente da FINEP; o Presidente do Conselho dos Institutos Federais; o Presidente do SEBRAE; o Presidente do Fórum dos Pró-Reitores de Extensão; o Presidente do IBICT; o Secretário de Ciência e Tecnologia do MCT; e o Secretário do Ensino Tecnológico do MEC.
Esse seminário, Sr. Presidente, que será realizado no dia 16 de agosto, no Auditório Nereu Ramos, ao discutir a extensão como forma de educação e transferência de conhecimentos, procurará, ao final, responder a indagações como essas: como capacitar os analfabetos funcionais que, segundo estudos do IBGE, são da ordem de 50 milhões de brasileiros? O que fazer com milhares de trabalhadores, cuja força de trabalho é cada vez menos exigida, ou nem mais o é, principalmente no momento em que a explosão tecnológica que ocorre no mundo está a exigir cada vez mais das pessoas permanente atualização de seus conhecimentos? Como assistir às micro e pequenas empresas com conhecimento, já que o índice de falência é muito alto porque não conseguem inovar? Como levar conhecimento a essas micro e pequenas empresas?
Esses, Sr. Presidente, são os grandes desafios do seminário.
Vamos fazer uma exposição, em frente à Câmara, de um centro vocacional tecnológico, onde estarão os laboratórios de física, de química, de biologia, de eletromecânica, sala de videoconferência, para servir de exemplo a todos os Estados que queiram levar conhecimento a esses milhões de brasileiros.
Sr. Presidente, tenho a convicção de que o desenvolvimento do nosso País passa principalmente pela educação e ciência e tecnologia. Por isso, quero aproveitar para convidar os presentes e todos que nos ouvem para participarem desse seminário, no qual vamos apontar os verdadeiros caminhos da extensão, levando conhecimento para milhares de brasileiros.
Muito obrigado.



COMISSÃO ESPECIAL, PARECER, PL 8035/2010, PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, ATUAÇÃO, ELOGIO. SEMINÁRIO, COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA, COMISSÃO DE EDUCAÇÃO E CULTURA, COMISSÃO ESPECIAL, PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, CONSELHO DE ALTOS ESTUDOS E AVALIAÇÃO TECNOLÓGICA, DEBATE, TECNOLOGIA, EXTENSÃO, DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO, INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, DIRETRIZ, OBJETIVO, REALIZAÇÃO, DEFESA.
oculta