CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 173.4.55.O Hora: 13h44 Fase: BC
  Data: 04/07/2018

Sumário

Transcurso do 62º aniversário de fundação do Hospital e Maternidade Santa Luísa de Marillac, no Município de Aracati, Estado do Ceará. Concessão à entidade do Prêmio Dr. Pinotti - Hospital Amigo da Mulher.

O SR. JOSÉ AIRTON CIRILO (PT-CE. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, quero registrar, com muita satisfação, o transcurso de 62 anos da criação do Hospital e Maternidade Santa Luísa de Marillac, na minha querida cidade de Aracati.
Esse hospital, que foi fundado em 27 de junho de 1957, cumpre um papel
extraordinário na prestação do serviço de saúde às mulheres, às crianças, aos adolescentes, ao povo em geral. Esse hospital ganhou o Prêmio Dr. Pinotti, aqui na Câmara dos Deputados, em reconhecimento ao trabalho extraordinário que vem realizando.
Ao parabenizar os diretores Irmã Graça Ataíde e Júnior Porto, quero abraçar e cumprimentar cada um dos funcionários e toda a população da minha cidade de Aracati.
Viva o Hospital e Maternidade Santa Luísa de Marillac!
O SR. PRESIDENTE (Carlos Manato) - Vamos divulgar o pronunciamento de V.Exa. no programa A Voz do Brasil.

PRONUNCIAMENTO ENCAMINHADO PELO ORADOR

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados,
venho aqui destacar que, no dia 29 de junho, a Maternidade Santa Luísa de Marillac, fundada em 27 de junho de 1957, completará 62 anos. Essa instituição filantrópica é o único hospital de pediatria e obstetrícia da microrregião de Aracati. Eu sou um apoiador dessa instituição, à qual sempre destino recursos através de emendas.
Parabenizo os diretores Irmã Graça Ataíde e Júnior Porto, do Hospital e Maternidade Santa Luísa de Marillac, em Aracati, pelo trabalho e pelo compromisso de manter funcionando essa instituição, que tem uma história - todos nós nascemos ou temos filhos que nasceram naquela maternidade.
Em 2017, a Câmara dos Deputados entregou o Prêmio Dr. Pinotti - Hospital Amigo da Mulher à Maternidade Santa Luísa de Marillac, após indicação que tenho o orgulho de ter feito. Este prêmio é concedido pela Câmara dos Deputados a entidades governamentais ou não governamentais cujos trabalhos ou ações merecem especial destaque pela promoção do acesso e pela qualificação dos serviços de saúde da mulher.
O Hospital e Maternidade Santa Luísa de Marillac iniciou a sua obra social em 1957, quando um grupo de parteiras chamado Senhoras da Caridade contou com o apoio das Irmãs de Caridade do Patronato São José.
Parabéns!
Muito obrigado.



HOSPITAL, MATERNIDADE, ARACATI (CE), ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO, PRÊMIO DR. PINOTTI-HOSPITAL AMIGO DA MULHER, HOMENAGEM.
oculta