CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 173.2.55.O Hora: 15h24 Fase: PE
  Data: 07/07/2016

Sumário

Elogio à atuação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental - CODEMA do Município de Juatuba, Estado de Minas Gerais. Agradecimentos à municipalidade pelo recebimento da Comenda Chico Mendes.

O SR. ZÉ SILVA (SD-MG. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, quero me dirigir à população do Brasil que nos ouve e assiste, especialmente à de Juatuba, destacando o trabalho do Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental - CODEMA e a Comenda Chico Mendes, com que fui agraciado.
Agradeço e cumprimento todos os membros do CODEMA de Juatuba pelo trabalho exemplar que realizam no Município. Seu Presidente, um grande idealista, nosso amigo Heleno Maia, liderou o processo de transformação da implantação dos empreendimentos industriais da cidade e o trabalho dos agricultores familiares.
Como ninguém faz nada sozinho, ele construiu uma rede de parcerias, a começar com minha colega de trabalho, uma grande profissional, engenheira agrônoma, Rosângela, da EMATER, muito conhecida, que há mais de 20 anos empresta seu trabalho ao Município. Quero cumprimentar também seu sucessor, que assumiu a Presidência do Conselho, Dr. Marcos Mourão, médico veterinário. Eles desempenharam um trabalho fundamental não só para Juatuba. Pelo trabalho humanitário, também ajudaram as vítimas do acidente trágico que aconteceu na nossa querida cidade histórica de Mariana.
Essa comenda muito me honra, pelo trabalho que tive oportunidade de desenvolver por toda Minas Gerais, como extensionista, como Presidente da EMATER.
Quero destacar uma fala de um dos homenageados. Ele disse que é preciso construir e pensar no futuro, porque é no futuro que vamos viver. E assim Chico Mendes, um dos maiores ambientalistas que o País já conheceu, defensor das florestas e dos direitos dos seringueiros, que organizou os trabalhadores para proteger o meio ambiente, suas casas e famílias contra a violência e a destruição feitas pelas pessoas que não tinham escrúpulos, e talvez até hoje não tenham, em relação à floresta.
Ganhando apoio internacional, sua luta não foi esquecida pela Câmara Municipal de Juatuba, ao criar essa comenda. E quero destacar minha gratidão, por meio de frase do próprio Chico Mendes: "No começo, pensei que estivesse lutando para salvar as seringueiras; depois, pensei que estava lutando para salvar a Floresta Amazônica; agora, percebo que estou lutando pela humanidade."
Como extensionista e Parlamentar, eu também baseio minha vida política no conceito da ação em favor da humanidade, de transformar as cidades, valorizar o campo. Nós da roça ficamos sempre com o que sobra das conquistas da sociedade, das pessoas que moram nas cidades. Destaco que, também como extensionista e representante dos agricultores familiares, eu procuro desenvolver um trabalho com metas, programas e projetos, para que as gerações futuras tenham uma Terra melhor do que a que estamos vivendo.
Por isso, registro meu singelo agradecimento ao amigo Heleno, grande idealista, e a todas às pessoas que com ele construíram esse futuro melhor para Juatuba. Vou levar por toda minha história a honra de ter recebido a Comenda Chico Mendes pelo CODEMA de Juatuba.
Sr. Presidente, peço que meu pronunciamento seja divulgado no programa A Voz do Brasil e nos meios de comunicação desta Casa.
Muito obrigado.
O SR. PRESIDENTE (Francisco Floriano) - Muito obrigado, Sr. Deputado.

PRONUNCIAMENTO ENCAMINHADO PELO ORADOR

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, informo à Casa que, com grande alegria e orgulho, fui agraciado com a Comenda Chico Mendes, homenagem das mais importantes concedida pelo Município de Juatuba, Minas Gerais, por meio do Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental - CODEMA de Juatuba.
Chico Mendes é um dos maiores ambientalistas que o País já conheceu. Defensor da floresta e dos direitos dos seringueiros, ele organizou os trabalhadores para protegerem o meio ambiente, suas casas e famílias contra a violência e a destruição dos fazendeiros, e ganhou apoio internacional.
Sua luta não foi esquecida pela Câmara Municipal de Juatuba. A honraria está em sua segunda edição e visa contemplar as pessoas físicas ou entidades públicas e privadas que tenham trabalhado e contribuído de alguma forma pela preservação e pela conscientização da natureza, na cidade.
Destaco frase de Chico Mendes que considero marcante para aqueles que assim como eu têm os mesmos ideais: "No começo pensei que estivesse lutando para salvar seringueiras; depois pensei que estava lutando para salvar a Floresta Amazônica; agora, percebo que estou lutando pela humanidade."
A minha vida política é baseada no conceito da ação em favor da humanidade, buscando na agricultura sustentável o respeito ao meio ambiente, garantindo às gerações futuras a capacidade de suprir as necessidades de produção e qualidade de vida no planeta.
Quero continuar promovendo ações que priorizem a necessidade dos agricultores familiares, que produzem alimentos e fortalecem a economia do País, representando 70% da alimentação colocada na mesa dos brasileiros todos os dias, e que depositaram em mim a esperança de melhorias reais, por meio de ações concretas que busquem qualidade de vida e que deem acesso a todos às oportunidades de crescimento e de desenvolvimento de que fomos privados por tanto tempo.
Sr. Presidente estarei sempre neste Parlamento trabalhando pelos ideais dos Municípios de minha querida Minas Gerais.
Agradeço o apoio a todos os meus amigos eleitores por hoje estar na Câmara dos Deputados objetivando promover, por meio da política, uma ferramenta poderosa, a transformação da nossa sociedade.



CONSELHO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL (CODEMA), JUATUBA (MG), ATUAÇÃO, ELOGIO, ZÉ SILVA, DEPUTADO FEDERAL, RECEBIMENTO, COMENDA, CHICO MENDES, AMBIENTALISTA, AGRADECIMENTO.
oculta