CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 173.1.54.O Hora: 14h39 Fase: HO
  Data: 04/07/2011

Sumário

Homenagem póstuma ao Senador e ex-Presidente da República Itamar Franco.

O SR. ARIOSTO HOLANDA (Bloco/PSB-CE. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, neste dia - que posso dizer de tristeza, já que o País perde um grande líder, nosso ex-Presidente Itamar Franco -, certamente todos vão se lembrar de Itamar como o grande responsável pelo Plano Real, que aliviou todos os brasileiros do mal da inflação.
Eu gostaria de lembrar de Itamar Franco como o grande estadista e republicano responsável pela política do equilíbrio e da transição. Para isso, ele contou com ajuda de auxiliares importantes - na época, Fernando Henrique, que foi sucedido pelo cearense Ciro Gomes - para dar continuidade à política e à manutenção do Plano Real. Foi um auxiliar de primeira linha o nosso ex-Governador do Ceará Ciro Gomes.
Também, como destacou o Deputado Perondi, foi o grande responsável por nomear para o Ministério da Saúde o nosso saudoso Jamil Haddad, do PSB. Seguindo orientação de Itamar, Jamil deu novas diretrizes ao Ministério da Saúde. Eu destacaria duas diretrizes como relevantes. A primeira foi fortalecer os hospitais universitários. Da parte do Jamil, havia uma orientação do Presidente Itamar de que os hospitais universitários, na sua tarefa de formação, recebessem os recursos necessários para que aquelas instituições, principalmente as faculdades de medicina, fossem fortalecidas. Em segundo lugar, ao que não deram continuidade, foi a implantação das fábricas-escola de medicamentos junto às faculdades de farmácia. Isso foi o início do processo para que pesquisassem medicamentos possíveis de serem fabricados para atender principalmente às populações mais carentes.
Como a terceira pessoa auxiliar no Governo Itamar, eu destacaria também a nossa companheira de partido Luiza Erundina, que foi para o Ministério da Administração, onde iniciou os primeiros movimentos de uma reforma administrativa do Governo Federal.
Sr. Presidente, eu gostaria de destacar que o Brasil lembrará, na sua história, do nome de Itamar Franco como o do republicano, do estadista que iniciou o verdadeiro processo de desenvolvimento do nosso País.
Muito obrigado.



ITAMAR FRANCO, EX PRESIDENTE DA REPÚBLICA, MORTE, PÊSAMES, HOMENAGEM PÓSTUMA.
oculta