CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 169.3.55.O Hora: 14h12 Fase: PE
  Data: 27/06/2017

Sumário

Congratulações ao Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, pela apresentação de denúncia contra o Presidente da República. Tentativa de destruição de roça de agricultores na Fazenda Oiteiro de Campina, por herdeiros da família Lundgren, em Rio Tinto, Estado da Paraíba. Gravidade de denúncias apresentadas pelo empresário Joesley Batista contra o Presidente Michel Temer. Imediata realização de eleições presidenciais diretas.

O SR. LUIZ COUTO (PT-PB. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu queria parabenizar o Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, pela denúncia apresentada ao Supremo Tribunal Federal contra o Presidente Temer, balizada, com provas, a partir da delação de Joesley.
Eu gostaria que meu pronunciamento fosse dado como lido e tivesse a devida publicidade nos meios de comunicação desta Casa.
Sr. Presidente, estamos tristes, porque os herdeiros da família Lundgren estão tentando destruir a roça de agricultores que estão há muito tempo na Fazenda Oiteiro de Campina, lá em Rio Tinto. Espero que isso não aconteça.
Quero parabenizar o Frei Anastácio, que já está tomando providências juntamente com a minha assessoria.
Faremos um pronunciamento mais abalizado sobre este assunto, mostrando que é um pecado o que querem fazer com os agricultores que ali moram há muito tempo e que agora estão sendo ameaçados.
O SR. PRESIDENTE (Carlos Manato) - Muito obrigado. Divulgaremos seu pronunciamento no programa A Voz do Brasil, Deputado.

PRONUNCIAMENTO ENCAMINHADO PELO ORADOR

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, o Congresso Nacional entrou em crises política, financeira e ética. Mais, além disso, perdeu a moral fora desta Casa.
Por que tudo isso está acontecendo?
Uma das presunções mais marcantes que explica todas essas crises foi dita por Joesley Batista em entrevista à revista Época, onde afirmou que Temer é o chefe da quadrilha mais perigosa do Brasil.
Apesar de o Presidente ilegítimo e golpista achar que foi caluniado, injuriado e difamado pelo empresário Joesley Batista quando o mesmo gravou áudios e vídeos em uma conversa suspeita entre eles, a maioria dos brasileiros sabe que Joesley demonstrou ter provas convincentes para que Michel Temer deixe o Governo e pague pelos seus atos na cadeia.
O que estamos vendo é muito grave, senhoras e senhores. É tão grave que nenhum governo na história deste País foi tão denunciado por corrupção como este está sendo agora.
Joesley Batista menciona à revista Época o seguinte: "(...) o presidente não tinha 'cerimônia' para pedir dinheiro e que Eduardo Cunha cobrava propina em nome de Temer".
Não, senhoras e senhores, isso não é historinha contada às avessas. Este é um empresário que cansou de pagar propinas a corruptos e usurpadores do bem público.
A delação de Joesley Batista foi tão impactante que, depois de ele delatar o Presidente e entregar provas envolvendo-o em corrupção, Michel Temer imediatamente o retaliou ordenando que a Caixa Econômica não venha mais a financiá-lo.
É importante frisar que, na entrevista à revista Época, Joesley cita, entre os integrantes da organização criminosa, o ex-Deputado Eduardo Cunha, os ex-Ministros Geddel Vieira Lima e Henrique Alves, além do Ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, e o Ministro da Secretária-Geral da Presidência, Moreira Franco.
Contudo, Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados e povo brasileiro que me acompanham e ouvem, sabemos que desde o golpe de 2016 o Brasil foi afundando em suas economias e atropelando suas garantias constitucionais. As delações premiadas da JBS levaram Temer a se tornar alvo de investigação pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por corrupção passiva, organização criminosa e obstrução da Justiça.
No entanto, por mais que tente negar, Temer está fazendo com que o Brasil retroceda mil anos na história dos trabalhadores e da política e na vida de milhões de brasileiros honestos.
Fora, Temer! Diretas Já!
Era o que tinha a dizer.


MICHEL TEMER, PRESIDENTE DA REPÚBLICA, CONTRA, DENÚNCIA, RODRIGO JANOT, PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA, ATUAÇÃO, AVALIAÇÃO POSITIVA. MICHEL TEMER, PRESIDENTE DA REPÚBLICA, CONTRA, JOESLEY BATISTA, EMPRESARIO, DELAÇÃO PREMIADA, TEMA, ÉPOCA, REVISTA, ENTREVISTA, ANÁLISE. PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, ELEIÇÃO DIRETA, REALIZAÇÃO, EXPECTATIVA. CONFLITO FUNDIÁRIO, OITEIRO DE CAMPINA, PROPRIEDADE RURAL, RIO TINTO (PB), REGISTRO.
oculta