CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 164.3.55.O Hora: 10h6 Fase: HO
  Data: 21/06/2017

Sumário

Sessão Solene em homenagem aos dez anos da parceria estratégica Brasil-União Europeia e aos sessenta anos do Tratado de Roma. As notas taquigráficas desta Sessão Não Deliberativa Solene poderão ser solicitadas ao Departamento de Taquigrafia, Revisão e Redação - DETAQ.

Ata da 164ª (centésima sexagésima quarta) Sessão da Câmara dos Deputados, Não Deliberativa Solene, matutina, da 3ª Sessão Legislativa Ordinária, da 55ª Legislatura, em 21 de junho de 2017. Às 10h06, o Sr. Fábio Ramalho, Presidente em exercício, declarou aberta a sessão e deu por dispensada a leitura da ata da sessão anterior. O Sr. Presidente informou que a sessão se destinou à homenagem aos dez anos da parceria estratégica Brasil-União Europeia e aos sessenta anos do Tratado de Roma; prestou as devidas homenagens; e convidou para compor a Mesa os Srs. Eduardo Barbosa, Deputado Federal; João Gomes Cravinho, Embaixador da delegação da União Europeia no Brasil; Tenente Brigadeiro Alvani Adão da Silva, representando o Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas; Ministro Carlos Perez, Diretor do Departamento da Europa, do Itamaraty, representando a Subsecretaria-Geral de Assuntos Políticos Multilaterais, Europa e América do Norte; Rubens Bueno, Deputado Federal; Bruna Furlan, Presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; Cristovam Buarque, Senador da República e Vice-Presidente do Grupo Parlamentar Brasil-União Europeia; e Jô Moraes, Deputada Federal. O Sr. Presidente convidou todos a ouvir o Hino da União Europeia e o Hino Nacional Brasileiro, executados pela Banda de Música do Exército Brasileiro, sob a regência do Sargento Marcos Dutra. Após a exibição do vídeo institucional, o Sr. Presidente proferiu discurso do Sr. Rodrigo Maia, Presidente da Câmara dos Deputados, e concedeu a palavra ao Sr. Eduardo Barbosa, autor do requerimento. O Sr. João Gomes Cravinho entregou aos membros da Mesa selo comemorativo de 10 anos da Parceria Estratégica Brasil-União Europeia. Nos termos do § 2º do artigo 18 do Regimento Interno, assumiu a Presidência o Sr. Eduardo Barbosa e concedeu a palavra aos Srs. Valdir Colatto, pelo PMDB; Mandetta, pelo Democratas; e aos Srs. componentes da Mesa, João Gomes Cravinho, Bruna Furlan, Rubens Bueno, Carlos Perez e Cristovam Buarque. O Sr. Presidente registrou a presença de convidados, reiterou as homenagens prestadas, agradeceu a presença de todos e, às 11h39, encerrou a sessão.

Gonzaga Patriota
Presidente

Professor Victório Galli
Secretário


As notas taquigráficas desta Sessão Não Deliberativa Solene poderão ser solicitadas ao Departamento de Taquigrafia, Revisão e Redação - DETAQ.