CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 163.3.55.O Hora: 16h20 Fase: OD
  Data: 20/06/2017

Sumário

Equívoco da decisão do Governo do Estado de Minas Gerais de demissão de agentes socioeducativos e prisionais terceirizados.

O SR. LAUDIVIO CARVALHO (SD-MG. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, nobre colega Renata Abreu, nós estamos falando de saúde, que tem tudo a ver com segurança.
Eu quero apenas registrar que os agentes socioeducativos e prisionais terceirizados de Minas Gerais estão para ser demitidos pelo Governo do Estado. Isso é uma tremenda irresponsabilidade.
Hoje, o Deputado Estadual Márcio Santiago esteve na tribuna da Assembleia Legislativa defendendo esses agentes. E eu aqui, em âmbito nacional, defendo os agentes socioeducativos e prisionais do meu Estado, que não podem ser demitidos por um Governo irresponsável como é o Governo do PT no Estado de Minas Gerais.
Deputada Renata Abreu, podemos fazer sim sempre mais e melhor na segurança pública.
Sr. Presidente, muito obrigado.
Uma boa-tarde aos senhores e às senhoras!

PRONUNCIAMENTO ENCAMINHADO PELO ORADOR.

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, hoje, quero registrar a importante luta que tem sido travada pelas categorias dos agentes penitenciários e agentes socioeducativos que compõem o sistema prisional do meu Estado, Minas Gerais - um dos sistemas penitenciários mais respeitados do País.
Como Deputado Federal, porta-voz de todas as categorias da segurança pública, reitero aqui neste plenário o meu compromisso de, junto com o Deputado Estadual Márcio Santiago, do Legislativo de Minas, fazer o impossível, se necessário for, exigindo que Minas Gerais oficialize o que foi prometido durante reunião ocorrida esta semana entre o Governo do Estado e categorias para a não demissão dos agentes contratados.
Diante de um cenário pavoroso, de rebeliões, motins, execuções, cabeças decapitadas, pessoas feitas reféns, em vários presídios do Brasil, Minas Gerais ainda apresenta uma situação, de certa forma, estável. E estas duas categorias - agentes penitenciários e agentes socioeducativos - que hoje ocuparam as ruas da Capital de Minas, a minha Belo Horizonte, são diretamente responsáveis pelo bom serviço prestado em prol da segurança dos mineiros.
Sr. Governador Fernando Pimentel, para que não tenhamos um banho de sangue, dentro e fora dos presídios, use o bom senso e reveja quais as prioridades: segurança pública ou almoços regados a canapés, viagens em voos fretados a várias partes do País e ao exterior.
Minas passa por dificuldades financeiras sim! Mas quem tem que pagar essa conta não é a segurança pública, não são os agentes penitenciários nem os agentes socioeducativos.


CRÍTICA, DECISÃO, GOVERNO ESTADUAL, MINAS GERAIS, DEMISSÃO, AGENTE PENITENCIÁRIO, AGENTE SOCIOEDUCATIVO.
oculta