CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 163.2.55.O Hora: 17h12 Fase: GE
  Data: 28/06/2016

Sumário

Atuação parlamentar do orador em Municípios do Estado de Minas Gerais.

O SR. ZÉ SILVA (SD-MG e como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu peço que seja dada publicidade a este pronunciamento no programa A Voz do Brasil e no Jornal da Câmara.
Sras. e Srs. Parlamentares, eu iniciei meu pé na estrada no norte de Minas Gerais em Montalvânia, com o Superintendente do DNIT no Estado. Reunimos lideranças daquele e dos Municípios vizinhos, especialmente de Juvenília, para falar da conclusão de obra tão importante e sonhada pela população há muitas décadas, a conclusão da BR-135, que liga o Distrito de Monterrey à sede, Montalvânia, com 18 quilômetros, obra de 22 milhões. O recurso estava garantido, mas foi suprimido do Orçamento. Felizmente, conseguimos que fosse de novo priorizado. O Superintendente do DNIT esteve lá e viu a situação caótica desse trecho da estrada e até o fim de julho, ele vai dar a ordem de serviço para a retomada das obras até a sua conclusão, antes do fim deste ano.
Depois tive a alegria e a satisfação de ir a Juramento. Estive com o Prefeito Wendel Pereira, com Vereadores e lideranças do Município para inaugurar uma unidade básica de saúde, uma das obras mais importantes, com investimento de nossa ação, por meio de emenda parlamentar. Isso vai dar cidadania às pessoas que precisarem tratar da saúde. Essa unidade básica de saúde é uma das mais modernas e bem feitas que já visitei em todos os Municípios de Minas Gerais.
Está de parabéns toda a população de Juramento, seus Vereadores, o Prefeito Wendel e toda equipe. Nas pessoas do Prefeito Wendel e da Secretária de Saúde, Tatiane, quero cumprimentar toda a população. Tive a alegria e a satisfação de compartilhar um dos momentos mais felizes daquele povo ao inaugurar a mais moderna unidade de saúde do Município.
Enquanto em muitas cidades as pessoas sofrem, padecem nas filas por falta de conclusão de obras, realizadas especialmente com recursos do Governo Federal, em Juramento está o exemplo de que é possível fazer uma gestão transparente, com qualidade e eficiência. Isso beneficia toda a população.
Depois cruzei o norte de Minas para o leste, para Jequitinhonha, para Sabinópolis. Especialmente a juventude e a agricultura familiar da cidade precisam muito de apoio no sentido de ter programas voltados a políticas públicas.
Lá estavam presentes também os Vereadores Maurício Maia, de Diamantina, e Danilo e Vitor, de Alvorada de Minas, para discutir o apoio necessário à agricultura familiar, às eleições municipais, aos pré-candidatos a Vereadores, Prefeitos e Vice-Prefeitos, num momento muito estratégico da vida democrática brasileira. Tivemos em Sabinópolis um momento de reflexão. Eu quero agradecer a todos.
Em Guanhães recebemos uma grande comitiva de Teófilo Otoni. Lá foi lançada a pré-candidatura da Vereadora Luíza, uma jovem empreendedora. Estivemos com muitas lideranças do setor empresarial, da agricultura familiar, da educação, da saúde. Foi um momento muito especial para refletirmos a importância de Guanhães, cidade que polariza todo o desenvolvimento da região.
Em seguida, fomos à Itamarandiba, onde pude participar de um dos momentos mais marcantes da juventude, que resolve sair não do velho, mas do antigo para o moderno, para o empreendedorismo.
No Diretório Municipal do Solidariedade, estivemos com lideranças da agricultura familiar, sindicalistas, trabalhadores. Recebemos uma grande comitiva, liderada por D. Lia e por Zé Maria, da cidade de José Gonçalves de Minas. Estava presente também uma comitiva liderada por Dé e Zé Maria, de Couto de Magalhães de Minas.
Isso nos dá legitimidade e também preparo para chegar a Brasília, apresentar projetos fundamentais e cumprir nosso compromisso com agricultura familiar, saúde, educação e desenvolvimento sustentável e integral dos Municípios.
Terminei esse final de semana na cidade de Leme do Prado, com Gim e José Branco, que lideravam todas as cidades da região.
Recebemos também uma grande comitiva de Botumirim. Pudemos avaliar as políticas públicas para a agricultura familiar e a necessidade de revitalização de rios, especialmente no Vale do Jequitinhonha, como o Rio Araçuaí e o Rio Jequitinhonha e seus afluentes, que precisam muito da nossa ação no Congresso Nacional e principalmente no Governo, no intuito de conseguirmos programas e projetos fundamentais de revitalização dos córregos, dos rios. Sem isso, não haverá sustentabilidade nem condição de a agricultura familiar produzir alimentos, pois ela é responsável por 70% dos alimentos que estão todos os dias na mesa dos brasileiros.
Para que o Governo Federal consiga controlar a inflação, é preciso apoiar a agricultura familiar, que representa 55% de todos os alimentos que compõem o Índice Nacional de Preços ao Consumidor, que pode elevar ou abaixar a inflação.
Eu quero agradecer a cada uma das pessoas que nos recebeu nesse pé na estrada nesse final de semana, quando lhes levamos nossas informações, nosso mandato, nosso apoio. Ao mesmo tempo, trouxe na bagagem os sonhos daquelas comunidades, daqueles Municípios, daquelas populações que acreditam na boa política, aquela que transforma vidas.
Como disse o grande mineiro Guimarães Rosa, na sua maior obra, Grande Sertão: Veredas, o bem ou o mal está nas mãos de quem faz. Assim também é a política: ela é boa, mas depende de quem a faz.
Portanto, continuaremos defendendo os interesses da extensão rural e da agricultura familiar, especialmente de Minas Gerais.
O SR. PRESIDENTE (Mauro Pereira) - Muito obrigado, Deputado Zé Silva.



ZÉ SILVA, DEPUTADO FEDERAL, ORADOR, MINAS GERAIS, MUNICIPIOS, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, AGENDA/EVENTOS, REGISTRO. BR 135, RODOVIA, MONTALVÂNIA (MG), TEMA, REGISTRO.
oculta