CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 163.2.55.O Hora: 18h58 Fase: CP
  Data: 28/06/2016

Sumário

Regozijo com inauguração de fábrica de celulose da empresa Klabin S. A., no Município de Ortigueira, Estado do Paraná.

PRONUNCIAMENTO ENCAMINHADO À MESA PARA PUBLICAÇÃO

O SR. GIACOBO (PR-PR. Pronunciamento encaminhado pelo orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, em Ortigueira, na região central do Estado do Paraná, a empresa Klabin S.A. inaugura hoje, com a presença honrosa do Presidente Temer, uma das maiores fábricas de celulose do mundo.
O projeto Puma, como é denominado, constitui o maior empreendimento privado em construção no Paraná. A obra é estimada em R$ 8,5 bilhões, incluídos R$ 2 bilhões em ativos florestais, além de gerar 1,4 mil empregos. O valor total, portanto, se aproxima do orçamento municipal de Curitiba. São ao todo 243 mil hectares, o quíntuplo da área ocupada pela capital.
Do mirante instalado durante a obra pela empresa viam-se 45 guindastes dispersos por uma área equivalente a 200 campos de futebol, bem como 12,5 mil operários, quantidade superior à população de 242 cidades paranaenses tomadas individualmente. A instalação é entrecortada por pipe racks, dutos que transportam fluidos e gases para uso da instalação. Eles, em linha reta, se estendem por 6,2 quilômetros. Mais ainda, apenas de concreto foi gasta a carga de 26 mil caminhões, o equivalente a três Maracanãs. Na paisagem local destaca-se também uma torre de 160 metros, correspondente a um prédio de 55 andares.
A fábrica da Klabin produzirá 1,5 milhão de toneladas de celulose, matéria-prima utilizada na produção de embalagens, papéis mais resistentes, papéis de escritório, sanitários, fraldas descartáveis e artigos de higiene íntima.
A Klabin, sem dúvida, é uma das poucas empresas da área que se encontra em franco processo de expansão, em um contexto onde não se investia há 12 anos.
Portanto, Sr
. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, recebamos com particular alegria e sentimento de esperança a grande iniciativa da Klabin, grupo empresarial que muito honra o Paraná e o nosso País.
Muito obrigado.



KLABIN S/A, FÁBRICA, CELULOSE, ORTIGUEIRA (PR), INAUGURAÇÃO, MICHEL TEMER, VICE-PRESIDENTE NO EXERCÍCIO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, PRESENÇA.
oculta