CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 150.4.55.O Hora: 16h0 Fase: OD
  Data: 12/06/2018

Sumário

Solidariedade à população do Município de Itapajé, Estado do Ceará, por ocorrência de caso de abuso infantil na localidade. Aumento da violência no País, especialmente no Ceará. Expectativa de conclusão dos trabalhos da Comissão Especial destinada ao exame do projeto sobre a reformulação do Código de Processo Penal.

O SR. DANILO FORTE (PSDB-CE. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, venho a esta tribuna hoje para manifestar solidariedade e um sentimento cristão de carinho, respeito e gratidão à família itapajeense.
Sou oriundo de Itapajé, filho de um Município pacato até então, que hoje está transtornado e tomado por uma violência desmedida, em função dessa que é, no meu conceito, a pior agressão, aquela com que um adulto abusa de uma criança indefesa para saciar sua vontade, seu desejo. As famílias que foram agredidas no Patronato São José terão que lidar com esse trauma pelo resto de suas vidas.
É lamentável que sejamos obrigados a conviver com um tipo de gente que tem atitudes de facínoras, atitudes de delinquentes em relação a que não cabe sequer pré-julgamento, não cabe sequer indagação ou qualquer referência de apreço. Pelo contrário, cabe a todos nós o desprezo.
Fundamentamos esse desprezo em nossa luta nesta Casa desde 2015 para que tenhamos o compromisso de votar o novo Código de Processo Penal. Essa é a resposta que a Câmara dos Deputados tem que dar neste momento para uma população inteira que vive aflita com o crescimento da violência no nosso País e no nosso Estado do Ceará.
Houve mais de 2.255 homicídios só este ano, capazes de consternar a população, de influir e refletir nas atividades econômicas, que já são diminutas em função do medo que os empresários têm de abrir um negócio, um empreendimento. O turismo sempre foi muito forte no nosso Estado, mas as pessoas já têm medo de ir a festas, à praia. Tudo isso é fruto de uma onda crescente que debilita a sociedade em sua defesa primordial.
Nesta Casa Legislativa, eu espero que amanhã, quando reiniciarmos os trabalhos na Comissão Especial do novo Código de Processo Penal, da qual eu sou o Presidente e em que é Relator o Deputado João Campos, possamos avançar para concluir ainda neste semestre, antes do recesso, o novo CPP.
Essa é a retribuição que podemos dar à família brasileira e, nesse caso específico, à família itapajeense.



SOLIDARIEDADE, POPULAÇÃO, ITAPAJÉ (CE), DECORRÊNCIA, ABUSO SEXUAL, CRIANÇA, ESCOLA, INSTITUIÇÃO DE ENSINO CONFESSIONAL, MUNICÍPIO. EXPECTATIVA, REVISÃO, CÓDIGO DE PROCESSO PENAL, REDUÇÃO, VIOLÊNCIA, CRIMINALIDADE.
oculta