CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 148.3.55.O Hora: 15h16 Fase: PE
  Data: 06/06/2017

Sumário

Congratulações ao Prefeito João Doria, de São Paulo, Estado de São Paulo, pela realização de ações de combate às drogas. Elogio ao Pastor Paulo Eduardo, da Igreja Batista, pelo trabalho de assistência a drogados.

O SR. ROBERTO DE LUCENA (PV-SP. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, no dia 21 de maio, uma ação de iniciativa da Prefeitura Municipal de São Paulo, realizada em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Segurança Pública e das Polícias Militar e Civil, concluiu os seus trabalhos com 38 pessoas presas por tráfico de drogas e com 70 mandados de prisão, numa região, em São Paulo, conhecida como Cracolândia. É um território ocupado por milhares de usuários de drogas, sobretudo de crack.
O grande problema, Deputado Beto Mansur, é que essas pessoas - na verdade doentes que precisam de assistência, de cuidados da sociedade - são utilizadas como escudos humanos pelas organizações de traficantes. Esses, sim, cometem crimes e devem ser combatidos, enfrentados por toda a sociedade.
O problema já se arrasta ao longo dos últimos 20 anos. Nessas duas décadas, nenhum Prefeito decidiu objetivamente enfrentar o grave problema social que é a Cracolândia, em São Paulo. Essa foi, portanto, uma iniciativa corajosa do Prefeito João Doria. Quero mais uma vez reiterar que foi uma ação contra o tráfico de drogas, não contra os usuários, que estão sendo encaminhados para tratamento, por serem as vítimas desse grave problema de saúde pública para o qual precisamos encontrar uma solução.
Desencadeada no dia 21 de maio, a ação dispersou os moradores da Cracolândia, que se espalharam pela cidade. Grande parte deles instalou-se na Praça Princesa Isabel, criando grande constrangimento, grande desconforto e trazendo grandes preocupações tanto para os moradores e comerciantes da região, quanto para as pessoas que por lá passam.
Sr. Presidente, apesar da complexidade do problema, eu quero registrar meu cumprimento às Igrejas, católica e evangélica, que têm desenvolvido um belo trabalho social na Cracolândia ao longo desses anos. De maneira especial, quero aplaudir o trabalho realizado pela Igreja Batista, por meio do Pastor Paulo Eduardo, que estabeleceu na Cravolândia um núcleo de assistência aos usuários de drogas chamado Cristolândia. Esse trabalho tem tido muito sucesso. Ele tem sido uma mão estendida, a mão do amor, a mão do bem, a mão da paz, para que os dependentes químicos possam se recuperar e começar um novo projeto de vida.
É claro que a solução para o problema é complexa. As famílias desses usuários de drogas que estão doentes e que estão nas ruas, abandonados, devem participar da busca dessas soluções.
Finalizo minhas considerações parabenizando o Prefeito João Doria, que tem o meu apoio e o apoio daqueles que querem efetivamente enfrentar o problema e encontrar uma solução.
Muito obrigado, Sr. Presidente.
Que Deus abençoe o Brasil!
O SR. PRESIDENTE (JHC) - Agradeço ao Deputado Roberto de Lucena.


APOIO, JOÃO DÓRIA, PREFEITO, SÃO PAULO (SP), GOVERNO ESTADUAL, SÃO PAULO (ESTADO), OPERAÇÃO POLICIAL, PRISÃO, TRAFICANTE, CRACK, DISPERSÃO, DEPENDENTE QUÍMICO. CUMPRIMENTO, IGREJA CATÓLICA, IGREJA EVANGÉLICA, ATUAÇÃO, BENEFÍCIO, VICIADO EM DROGAS.
oculta