CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 140.4.55.O Hora: 14h32 Fase: OD
  Data: 06/06/2018

Sumário

Crise da segurança pública no Estado de Minas Gerais.

PRONUNCIAMENTO ENCAMINHADO À MESA PARA PUBLICAÇÃO

O SR. RENZO BRAZ (Bloco/PP-MG. Pronunciamento encaminhado pelo orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, trago, a partir desta tribuna, um assunto da maior importância para a população de Minas Gerais. Refiro-me à onda de vandalismo que chega ao quarto dia e já alcançou mais de 30 cidades em meu Estado. Mais de 47 pessoas foram detidas.
Há suspeitas de que facções existentes no Estado de Minas Gerais fazem ameaças e apologia ao crime utilizando as redes sociais. Seis ônibus foram queimados, dentre eles três ônibus escolares. Além disso, um posto da Polícia Militar e uma agencia bancária foram alvos de incêndio. Isso é um absurdo!
Os fatos, por si, justificam a necessidade de mudanças no sistema de segurança pública de Minas Gerais. Uma onda de violência tomou conta do nosso querido Estado. A falta de segurança preventiva e a certeza da impunidade têm influenciado nos aumentos da criminalidade.
Sr. Presidente, há outros sérios problemas que estão desafiando, profundamente, a nossa capacidade de reação e que podem, no curto prazo, desestabilizar o Estado Democrático de Direito. Um deles é a falta de segurança em quase todos os rincões do País.
É notoriamente conhecido por todos que a segurança pública está em colapso nas nossas maiores cidades e, principalmente
, nos Estados mais pobres.
A criminalidade tornou-se uma tragédia. Para termos uma ideia da dimensão desse problema, segundo a Organização Mundial de Saúde, a violência é quarta causa da morte de jovens no mundo.
Vemos, assim, Sr
. Presidente, que somente um esforço especial na área de segurança pública poderá fazer com que o povo de Minas Gerais enxergue a possibilidade de viver uma vida mais segura.
Muito obrigado
.!


CRISE, SEGURANÇA PÚBLICA, MINAS GERAIS.
oculta