CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 139.4.55.O Hora: 20h20 Fase: OD
  Data: 05/06/2018

Sumário

Orientação de bancada para votação do substitutivo oferecido pela Relatora da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público ao Projeto de Lei nº 5.996, de 2016, sobre a alteração do art. 473 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, com vista à permissão à avó materna ou ao avô materno da ausência ao trabalho, por 5 dias, sem prejuízo salarial, no caso especificado.

O SR. CHICO ALENCAR (PSOL-RJ. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - O PSOL sabe que nenhum País tem futuro se não cuida bem dos idosos e se não trata bem a infância, em especial os recém-nascidos.
Este projeto de lei enfrenta um problema crônico do Brasil, que é em muitos casos a ausência do pai. A figura materna é muito mais forte e presente. É muito mais vital a força da mulher na geração da vida, na criação da própria humanidade.
Estamos garantindo às crianças sem o pai presente que seus avós assumam essa condição. Eu diria que é a licença "avoidade" ou "avoísse", condição de metade da bancada do PSOL. Então, nós sabemos bem o que é esse amor, o que é esse cuidado, que nos renova inclusive na vida.
Portanto, claro, o nosso voto é favorável.


ORIENTAÇÃO DE BANCADA, SUBSTITUTIVO, PL 5996/2016, PROJETO DE LEI ORDINÁRIA, PARTIDO SOCIALISMO E LIBERDADE (PSOL), VOTO FAVORAVEL.
oculta