CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 134.2.53.O Hora: 15h18 Fase: OD
  Data: 11/06/2008

Sumário

Falecimento do Prof. Afonso Pereira da Silva, fundador do Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ, no Estado da Paraíba.

O SR. WILSON BRAGA (Bloco/PMDB-PB. Pela ordem. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, ocupo esta tribuna para informar aos meus pares e ao Brasil que a Paraíba perdeu, neste domingo, dia 8, um dos seus filhos mais ilustres.
Consternados, os paraibanos receberam a notícia do falecimento, aos 90 anos, do Prof. Afonso Pereira da Silva, um educador por excelência, na mais pura e profunda expressão dessa palavra.
Nascido na cidade de Bonito de Santa Fé, no interior da Paraíba, no dia 30 de outubro de 1917, o Prof. Afonso Pereira iniciou sua vida escolar no Seminário Apostólico São Pedro Gonçalves, em João Pessoa, Capital do Estado.
Os estudos secundários o jovem Afonso Pereira cursou no Seminário Franciscano do Rio Negro, Estado do Paraná, onde obteve sólida formação educacional e cultural, o que levaria a concluir, em 1948, o curso de Direito na famosa Faculdade de Direito do Recife, berço acadêmico de figuras importantes da história do Brasil, como Tobias Barreto, Barão do Rio Branco, Joaquim Nabuco, Raul Pompéia, Epitácio Pessoa, Nilo Peçanha, Assis Chateaubriand e Barbosa Lima Sobrinho.
De espírito franciscano, desprovido de vaidade, levava uma vida simples, que escondia a grandeza e a beleza de sua alma, manifestadas quando, ao longo de sua existência, exercia os mais diversos e importantes cargos públicos e privados, com dedicação, competência, zelo e paixão.
Como educador, dedicou-se além do magistério, à criação de dezenas de escolas de ensino fundamental e médio, espalhadas em todo o Estado da Paraíba, com suporte da Fundação Padre Ibiapina, para esse fim por ele criada. Foi fundador da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Paraíba, onde foi professor de gerações de homens públicos que se destacaram no cenário político, administrativo e cultural da Paraíba e do Brasil. Ainda na UFPB, fundou a Faculdade de Educação e exerceu os cargos de Diretor da Biblioteca Central e de Chefe de Gabinete do Reitor. O Prof. Afonso Pereira foi 1 dos 6 educadores que, há cerca de 37 anos, fundaram o IPÊ/UNIPÊ, uma das mais renomadas e respeitadas instituições de ensino superior da Paraíba e do Nordeste e um dos primeiros centros universitários do Brasil, atualmente com mais de 7 mil alunos, matriculados nos seus cursos de graduação e de pós-graduação, hoje dirigida pelo Reitor José Pereira Lopes.
Como cultor das letras e das artes, o pranteado foi fundador da Orquestra Sinfônica do Estado da Paraíba, Presidente da Academia Paraibana de Letras, membro do Instituto Histórico e Geográfico Paraíbano, Membro Benemérito da Associação Interamericana de Direito Romano, Provedor da Santa Casa de Misericórdia, Deputado Estadual, Oficial do Exército Brasileiro, jornalista e diretor-fundador do jornal Correio da Paraíba.
Recebeu diversos títulos de cidadania, inclusive fora do seu Estado natal, medalhas e diplomas de honra ao mérito, com destaque para a Medalha e o Diploma da Ordem do Mérito Judiciário, concedidos no grau de Alta Distinção, pelo Poder Judiciário da Paraíba.
O Prof. Afonso Pereira deixa a Profa. Clemilde Torres Pereira da Silva, as filhas Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca e Maria das Graças Pereira da Silva, além de netos e 1 bisneto.
Tive a honra de ser seu aluno no Lyceu Paraibano, tradicional educandário estadual, e na Faculdade de Direito da Paraíba, de onde foi um dos fundadores.
Por tudo isso, Sr. Presidente, quero que fiquem registrados nos Anais desta Casa nossos votos de grande pesar e solicito que sejam comunicados à família do falecido, representada pela viúva Clemilde Torres Pereira da Silva, e também ao Reitor do Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ, Prof. Loureiro Lopes, nos respectivos endereços que se seguem: Rua Max Zagel, nº 378, Praia de Camboinha, CEP: 58310-000 Cabedelo, PB; Br 230, Km 22, CEP: 58053-000, João Pessoa, PB.
Sr. Presidente, solicito a V.Exa. que dê ciência do meu pronunciamento à família do Prof. Afonso Pereira da Silva.
Muito obrigado.



AFONSO PEREIRA DA SILVA, PROFESSOR, FUNDADOR, CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA, UNIPÊ, PB, MORTE, HOMENAGEM PÓSTUMA.
oculta