CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 116.3.55.O Hora: 11h52 Fase: BC
  Data: 16/05/2017

Sumário

Apelo ao superintendente do Banco do Brasil no Estado do Maranhão, de reabertura da agência da instituição instalada no Município de Santa Luzia.

A SRA. LUANA COSTA (PSB-MA. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, ocupo mais uma vez esta tribuna para denunciar um problema grave no meu Estado, o Maranhão, especificamente na cidade de Santa Luzia, que fica no Vale do Pindaré. É uma cidade com mais de 80 mil habitantes. É uma cidade que tem mais de 400 povoados. Há povoados que ficam a mais de 200 quilômetros de distância da sede. Lá temos apenas uma agência do Banco do Brasil, que faz o pagamento de todos os funcionários daquela Prefeitura. Para nossa tristeza, o Banco do Brasil, o maior banco da América Latina, está fechado há 2 meses.
As pessoas daquele Município estão tendo que se deslocar para outros Municípios. Hoje, nós sabemos que a maioria dos Municípios, principalmente os do Estado do Maranhão, tem mais recursos em pagamentos de aposentadorias do que em fundos de participação. O velhinho geralmente tem que ir com uma pessoa para acompanhá-lo. De um salário mínimo, esse cidadão gasta quase 200 reais para receber o seu dinheiro.
Eu gostaria que a Superintendência do Banco do Brasil desse uma satisfação para aquela população de Santa Luzia e de outros Municípios. Visitei Santa Luzia do Tide, Santa Inês, Bela Vista. Nem os caixas eletrônicos daqueles Municípios estão sendo alimentados. O único problema que houve nessa agência de Santa Luzia foi uma tentativa de assalto. Quebraram o forro da agência e uma porta.
Pelo amor de Deus, nós estamos submetendo o cidadão do nosso País a situações vexatórias! Um banco que nos cobra diariamente inúmeras taxas, e não dá um atendimento mínimo ao cidadão que paga a manutenção desses bancos.
Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.
Muito obrigada.
O SR. PRESIDENTE (Carlos Manato) - Muito obrigado, nobre Deputada. Se V.Exa. permitir, vamos divulgar o seu pronunciamento no programa A Voz do Brasil.



AGÊNCIA BANCÁRIA, BANCO DO BRASIL (BB), FECHAMENTO, SANTA LUZIA (MA), CRÍTICA.
oculta