CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 113.4.55.O Hora: 9h0 Fase: HO
  Data: 17/05/2018

Sumário

Sessão solene em homenagem aos setenta anos de criação do Estado de Israel. As notas taquigráficas desta Sessão Não Deliberativa Solene poderão ser solicitadas ao Departamento de Taquigrafia, Revisão e Redação - DETAQ.

Ata da 113ª (centésima décima terceira) Sessão da Câmara dos Deputados, Não Deliberativa Solene, matutina, da 4ª Sessão Legislativa Ordinária, da 55ª Legislatura, em 17 de maio de 2018. Às 09h40, o Sr. Takayama, no exercício da Presidência, nos termos do § 2º do artigo 18 do Regimento Interno, declarou aberta a sessão e deu por dispensada a leitura da ata da sessão anterior. O Sr. Presidente informou que a sessão se destinou à homenagem aos setenta anos de criação do Estado de Israel; prestou as devidas homenagens; e convidou para compor a Mesa os Srs. Roberto de Lucena e Jony Marcos, Deputados Federais; Yossi Shelley, Embaixador de Israel no Brasil; Rabino Gilberto Ventura, representante da organização "Sinagoga Sem Fronteiras"; Gustavo Mendanha, Prefeito da cidade de Aparecida de Goiânia - GO; e Paulo de Tarso Fernando, Apóstolo do Conselho Apostólico Brasileiro. O Sr. Presidente convidou todos a ouvir, em posição de respeito, o Hino Israelense, interpretado pela cantora israelense Varda Usiglio e pelo Coral da Escola Cef 11, do Gama, sob a regência dos professores Thiago Francis e Débora Bastos, e do Diretor da Banda, professor Lincoln Costa. O Sr. Presidente convidou todos para ouvir o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília, sob a regência do maestro Tenente Walcyr Ramos Epifânio, e acompanhado pelo Coral da Escola Cef 11. Após a exibição dos vídeos "Israel 70 anos - Os israelenses", e "Cidade Velha de Jerusalém: Uma cidade mágica de esplendor", o Sr. Presidente proferiu discurso do Sr. Rodrigo Maia, Presidente da Câmara dos Deputados; e concedeu a palavra ao Sr. Jony Marcos, autor do requerimento. Nos termos do § 2º do artigo 18 do Regimento Interno, assumiu a Presidência o Sr. Roberto de Lucena e concedeu a palavra ao Sr. Takayama, autor do requerimento. Reassumiu a Presidência o Sr. Takayama e concedeu a palavra aos Srs. Roberto de Lucena, autor do requerimento; Floriano Pesaro, pelo PSDB; Sóstenes Cavalcante, pelo Democratas; Pr. Marco Feliciano, pelo Podemos; Carlos Gomes, pelo PRB; Paes Landim, pelo PTB; e aos Srs. Yossi Shelley e Gilberto Ventura, componentes da Mesa. Usaram da palavra pela ordem os Srs. Sóstenes Cavalcante, Silas Câmara e João Campos. Após a apresentação das canções "Sheecheianu" (Prece em agradecimento) e "Yerushalaim shel Zahav" (Jerusalém de Ouro, em homenagem à Capital de Israel reunificada em 13 de maio), interpretadas pela cantora Varda Usiglio e acompanhada dos Estudantes da Escola CEF 11, o Sr. Presidente registrou a presença de convidados, reiterou as homenagens prestadas, agradeceu a presença de todos e, às 11h52, encerrou a sessão.

Chico Alencar
Presidente

Pompeo de Mattos
Secretário

As notas taquigráficas desta Sessão Não Deliberativa Solene poderão ser solicitadas ao Departamento de Taquigrafia, Revisão e Redação - DETAQ.