CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 109.4.55.O Hora: 20h14 Fase: OD
  Data: 15/05/2018

Sumário

Transcurso do Dia do Assistente Social. Relevância dos trabalhos desenvolvidos pela categoria.

O SR. JOSÉ AIRTON CIRILO (PT-CE. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, neste 15 de maio, que é o Dia do Assistente Social no Brasil, eu queria aqui felicitar esses profissionais que são protagonistas da luta pela consolidação de uma sociedade mais justa e igualitária para todos.
São profissionais que lutam no dia a dia para que nós possamos garantir os direitos da população, sobretudo a mais vulnerável, mais carente, mais necessitada em todas as áreas. Portanto, eles merecem o nosso apoio, nosso reconhecimento.
A profissão foi criada em 1957 e regulamentada posteriormente.
Nós temos, neste dia, que saudar a todos esses trabalhadores e trabalhadoras dessa profissão tão importante, que dá contribuição social ao povo brasileiro.

PRONUNCIAMENTO ENCAMINHADO PELO ORADOR

Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, telespectadores da TV Câmara, venho a essa tribuna destacar que hoje, 15 de maio, é o Dia do Assistente Social, aquele que atua diretamente nas políticas sociais com o compromisso de defender e garantir os direitos da população.
A lei que regulamenta a profissão sofreu alterações para adequar a legislação aos avanços da atuação profissional e, hoje, o Serviço Social é regulamentado pela Lei 8.662/1993. Segundo o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), o Brasil tem hoje aproximadamente 160 mil profissionais com registro nos 26 Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS). É o segundo país no mundo em quantitativo de assistentes sociais, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.
A profissão de assistente social não contribui apenas no combate à desigualdade, mas também na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. É uma carreira de cunho assistencial, voltada para a promoção do bem-estar físico, psicológico e social.
Parabéns!
Muito obrigado.


DIA DO ASSISTENTE SOCIAL.
oculta