CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 107.3.55.O Hora: 14h4 Fase: PE
  Data: 09/05/2017

Sumário

Manifestação de condolências ao Prefeito José Darlan Dantas, do Município de Milhã, Estado do Ceará, pelo falecimento de sua esposa, Geny Diniz. Transcurso do 29º aniversário de emancipação político-administrativa do Município de Ibaretama, Estado do Ceará.

O SR. JOSÉ AIRTON CIRILO (PT-CE. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, primeiro, eu quero desta tribuna dar as minhas condolências e deixar aqui os meus mais sinceros pêsames ao Prefeito da cidade de Milhã, no Sertão do Ceará, José Darlan Dantas, pelo falecimento de sua esposa, Dona Geny Diniz, no sábado passado. Peço a Deus que conforte o seu coração e o de seus familiares e amigos neste momento de dor.
Quero também, Sr. Presidente, parabenizar o Município de Ibaretama pelos 29 anos de emancipação política. Trata-se de Município que eu tenho o privilégio de representar aqui no Congresso e que tem à frente o querido Prefeito Francisco Edson de Moraes e a queria Primeira-Dama Dona Helena Moraes. É um Município que tem uma história muito bonita e que iremos ajudar.
O SR. PRESIDENTE (Carlos Manato) - Vamos divulgar seu discurso no programa A Voz do Brasil, Deputado.

PRONUNCIAMENTO ENCAMINHADO PELO ORADOR

Sr. Presidente, venho aqui destacar que nessa segunda-feira, dia 8 de maio, o Município de Ibaretama completou 29 anos de emancipação política e administrativa. Parabenizo todos os ibaretamenses na pessoa do Prefeito Francisco Edson de Moraes e da Primeira-Dama Dona Helena.
A história de Ibaretama começa em 1905, com a doação de terras por particulares, nelas sendo construída uma capela em homenagem a Nossa Senhora Auxiliadora, no ano de 1909. Foi elevado à categoria de Município pela Lei Estadual nº 11.431, de 8 de maio de 1988, tendo sido desmembrado do Município de Quixadá. Além da sede, o Município conta ainda com quatro distritos: Nova Vida, Oiticica, Pedra e Cal e Pirangi.
Mais sobre Ibaretama.
O topônimo Ibaretama vem do Tupi Guarani e significa ibá: fruto, árvore frutífera; e retam: terra natal, pátria, região. Sua denominação original era Serra Azul, depois o lugarejo foi denominado de São Luís e finalmente Ibaretama, desde 1938.
A região entre os Rios Piranji, Choró e Sitiá era habitada por índios como jenipapos, kanyndés, biques, chorós, quesitos e quixadás.
A história da moderna Ibaretama como povoado começa em 1905, com a doação das terras por particulares, nelas sendo construída uma capela em homenagem a Nossa Senhora Auxiliadora no ano de 1909. Em 1911, o lugarejo passou a ser distrito, com o nome de Serra Azul; depois, São Luís; e, em 1938, Ibaretama. Em toda a sua história foi distrito do Município de Quixadá, até ser desmembrado dele em 8 de maio de 1988.
O Município fica localizado no Sertão Central do Ceará. E, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, a população estimada em 2016 era de 13.203 habitantes.
O maior reservatório é o Açude Macacos, construído sobre o leito do Riacho dos Macacos, com capacidade de 10 milhões 320 mil 337 metros cúbicos, concluído em 2007.
Dentre os destaques na formação rochosa, a Serra Azul chama atenção por ser a 14ª mais elevada do Estado. Com seu ponto culminante a 748 metros de altitude, um divisor de águas entre as Bacias Hidrográficas do Rio Piranji e do Rio Sitiá, o local é um dos maciços residuais dispersos nas depressões sertanejas do interior cearense.
A economia local é baseada na agricultura, com cultivos de algodão arbóreo e herbáceo, banana, milho, feijão, mandioca, cana-de-açúcar e castanha de caju; e na pecuária, com a criação de bovino, ovino, caprino, suíno e avícola.
Parabéns, Ibaretama!
Muito obrigado.



MANIFESTAÇÃO DE PESAR POR FALECIMENTO, GENY DINIZ, PRIMEIRA-DAMA, MILHÃ (CE). ANIVERSÁRIO, EMANCIPAÇÃO POLÍTICA, IBARETAMA (CE).
oculta