CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 102.3.55.O Hora: 12h8 Fase: OD
  Data: 04/05/2017

Sumário

Importância do papel da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA na produção agropecuária do Brasil e na mudança da condição do País de importador de alimentos básicos para exportador. Excelência do trabalho do órgão em prol da inovação tecnológica e da geração de conhecimento. Atuação do orador na alocação de recursos de emendas orçamentárias em favor da empresa.

PRONUNCIAMENTO ENCAMINHADO À MESA PARA PUBLICAÇÃO
O SR. FLAVIANO MELO
(PMDB-AC. Pronunciamento encaminhado pelo orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, criada em abril de 1973 e vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA desenvolve, em conjunto com parceiros do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária - SNPA, um modelo de agricultura e pecuária eminentemente nacional.
Graças à determinação e à tecnologia de ponta, a EMBRAPA hoje supera barreiras que antes limitavam a produção de alimentos, fibras e energia no nosso País. Com seu trabalho, ela ajudou a tornar a agropecuária brasileira numa das mais modernas do mundo e que mais respeita o meio ambiente.
Com muito esforço e determinação, a empresa conseguiu incorporar uma larga extensão dos espaços degradados do Cerrado aos sistemas produtivos. Hoje a região é responsável por quase 50% da produção de grãos. Em todo o País, foi quadruplicada a oferta de carne bovina e suína, assim como ampliada em 22 vezes a oferta de frango.
Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados,, o sucesso da EMBRAPA ajudou o Brasil a sair da condição de importador de alimentos básicos e ir para o posto de um dos maiores produtores e exportadores mundiais. A empresa é símbolo de inovação tecnológica com vistas à geração de conhecimento
. Ao longo de 44 anos de pesquisa em favor da agropecuária nacional, ela consolidou seu compromisso com a responsabilidade social e sustentabilidade ambiental.
Por isto mesmo, a EMBRAPA já foi alvo das mais diversas premiações
, o que vem apenas confirmar o prestígio que desfruta junto à comunidade acadêmica, ao meio rural e à sociedade em geral.
Por tantos méritos inquestionáveis, ela sempre contou com meu apoio parlamentar. Por diversas vezes, aloquei emendas para a EMBRAPA, na certeza de que os recursos seriam altamente proveitosos para a agropecuária nacional e particularmente para o Acre, o meu Estado.
Vale lembrar que, em 1997, ainda Senador da República, fui membro da Comissão Mista de Orçamentos, que aprovou o Projeto de Lei° 62
, em favor dos Ministérios da Agricultura e do Abastecimento, da Indústria e Comércio e do Turismo, bem como do Gabinete do Ministro Extraordinário de Política Fundiário.
Á época, consegui
, para a EMBRAPA, a aprovação da liberação de crédito suplementar equivalente a 10% do orçamento atual da empresa. Essa é uma demonstração inequívoca do apreço e reconhecimento que, reiteradas vezes, demonstrei pelos serviços por ela prestados à pesquisa agropecuária.
Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, ao longo da história, a EMBRAPA consolidou uma imagem de competência e dedicação que, sem sombra de dúvida, serviu para transformar o meio rural brasileiro em modelo mundial. Os brasileiros e, em especial
, o agronegócio se rendem ao sucesso de uma empresa pública que orgulha todo o País.
Muito obrigado
.


EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA (EMBRAPA), ATUAÇÃO, ELOGIO.
oculta