CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 101.3.55.O Hora: 15h44 Fase: BC
  Data: 03/05/2017

Sumário

Transcurso do Dia do Taquígrafo. Defesa de realização de reforma previdenciária justa para a classe trabalhadora.

O SR. ROBERTO DE LUCENA (PV-SP. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, neste Dia do Taquígrafo, ocupo esta tribuna para prestar a minha homenagem a esses profissionais tão importantes não apenas para nós, mas também para o trabalho legislativo. Eu os cumprimento na pessoa da Diretora do Departamento de Taquigrafia, Sra. Adriana Silva.
Quero ainda homenagear, em nome dessa categoria de trabalhadores, de profissionais, de servidores, todos os trabalhadores do Brasil.
Esta semana comemoramos o Dia do Trabalhador. É verdade que nos faltam motivos, neste ano, para comemorarmos, para festejarmos, no momento em que o Brasil contabiliza 14 milhões de trabalhadores desempregados.
Isso não acontece em função de um ato, não é um fato pontual. É, na verdade, um processo desencadeado ao longo dos anos, cujos componentes principais são o grande nível de corrupção sistêmica que envolveu o nosso País e também a incapacidade, a crise de gestão, a crise administrativa. Tudo isso somado contribuiu para construir esse ambiente, que lamentavelmente empurrou para esta vala do desemprego 14 milhões de trabalhadores.
Sr. Presidente, com este ambiente de desemprego em níveis estratosféricos, este é o momento em que esta Casa é chamada à responsabilidade para pensar com a sociedade e com o Governo sobre as reformas estruturantes de que o Brasil necessita.
Votamos recentemente a reforma trabalhista. Estamos caminhando hoje para a discussão e votação na Comissão Especial da Reforma da Previdência e depois para a votação aqui neste plenário. O que nós lamentamos em relação à reforma trabalhista é o seu desequilíbrio, o desajuste com que ela tratou a classe trabalhadora em um momento de tanta fragilidade. A nossa luta em relação à reforma previdenciária que vem aqui para este plenário é para que ela, com o esforço de todos, no debate democrático, possa ser o mais justa possível, possa ser o mais equilibrada possível.
Permita Deus que esta Casa ofereça ao País neste momento em que ela é chamada à responsabilidade uma reforma justa, uma reforma equilibrada, que possa servir como legado às gerações futuras.
Muito obrigado.
Era o que eu tinha a dizer.



REGISTRO, DIA DO TAQUÍGRAFO, DIA DO TRABALHO. CONTRARIEDADE, DESEQUILÍBRIO, REFORMA TRABALHISTA. COMPROMISSO, DEBATE, REFORMA PREVIDENCIÁRIA (2016).
oculta