CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 101.3.55.O Hora: 15h36 Fase: BC
  Data: 03/05/2017

Sumário

Homenagem póstuma ao cantor cearense Belchior. Outorga ao Juiz do Trabalho aposentado Inocêncio Rodrigues Uchoa, pelo Governo do Estado de Minas Gerais, da Medalha da Inconfidência. Transcursos do 214º e do 28º aniversário de emancipação político-administrativa, respectivamente, dos Municípios de Tauá e Croatá, Estado do Ceará. Transcurso do Dia do Taquígrafo e do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.

O SR. JOSÉ AIRTON CIRILO (PT-CE. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu quero aqui prestar uma homenagem a esse grande brasileiro que faleceu, nosso cantor e compositor cearense Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes, que foi enterrado ontem. Eu quero me solidarizar com a família e com todos os brasileiros que têm sofrido com a partida desse grande compositor e cantor, a quem eu tive o privilégio de conhecer, que nos inspirou com seus sonhos e suas poesias na década de 70.
Quero também, Sr. Presidente, destacar que o Juiz do Trabalho Inocêncio Rodrigues Uchoa, meu grande amigo e conterrâneo, foi um dos agraciados com a Medalha da Inconfidência durante solenidade no dia 21 em Minas Gerais. Inocêncio Uchoa teve sua vida como advogado marcada pela defesa dos menos favorecidos e dos perseguidos pelo regime militar, sendo ele um desses perseguidos. Por isso eu quero fazer essa homenagem a esse nosso grande conterrâneo.
Quero também, Sr. Presidente, prestar homenagem ao Município de Tauá, pelos 214 anos de emancipação política e ao Município de Croatá, que completou, neste 3 de maio, 28 anos de emancipação política.
Quero também, Sr. Presidente, parabenizar os taquígrafos e as taquígrafas, porque hoje é o dia consagrado a eles, e também a todos que fazem a imprensa brasileira e mundial, porque hoje é o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.
Por isso, agradeço a V.Exa. o espaço a mim concedido.
O SR. PRESIDENTE (Pedro Uczai) - Obrigado, Deputado José Airton Cirilo pela sua generosidade.

PRONUNCIAMENTOS ENCAMINHADOS PELO ORADOR

Sr. Presidente, Srs. Deputadas, Srs. Deputados, telespectadores da TV Câmara, demais meios de comunicação e mídia que nos acompanham cotidianamente, venho a esta tribuna lamentar o falecimento do cantor e compositor cearense, Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes, Belchior, aos 70 anos, na noite deste sábado, 29 de abril, na cidade de Santa Cruz, no Rio Grande do Sul.
Nascido em 26 de outubro de 1946, em Sobral, Ceará, foi um ícone da música popular brasileira e um dos primeiros cantores nordestinos de MPB a se destacar no País, com mais de 20 discos gravados. O povo cearense enaltece sua história, agradece imensamente por tudo que fez e pelo legado que deixa para a arte do nosso Ceará. Que Deus conforte a família, amigos e fãs de Belchior.
Muito obrigado.

Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, telespectadores da TV Câmara, demais meios de comunicação e mídia que nos acompanham cotidianamente, venho a esta tribuna destacar que o Juiz do Trabalho aposentado da minha cidade Aracati, Inocêncio Rodrigues Uchôa, foi um dos agraciados com a Medalha da Inconfidência, durante solenidade, no dia 21 de abril, em Minas Gerais. Inocêncio Rodrigues Uchoa teve a vida como advogado marcada pela defesa dos menos favorecidos e dos perseguidos pelo regime militar, pelo qual ele também foi perseguido.
A honraria é designada a pessoas que contribuíram para o engrandecimento de Minas Gerais, do País e do mundo e, este ano, homenageou o ex-Presidente da África do Sul, Nelson Mandela.
Criada em 1952 pelo Governador Juscelino Kubitscheck, a Medalha da Inconfidência possui quatro designações: Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência. Serão 40 agraciados com a Grande Medalha, 58 com a Medalha de Honra e 72 com a Medalha da Inconfidência. Entre os homenageados deste ano estão governadores, parlamentares, magistrados, artistas, professores, militares, juristas, médicos, advogados, gestores públicos, historiadores, religiosos e empresários.
Parabéns!
Muito obrigado.

Sr. Presidente, venho aqui prestar homenagem ao Município de Tauá, Ceará, pelo aniversário de 214 anos de emancipação política neste dia 3 de maio.
O Município é formado por oito distritos: Marrecas, Barra Nova, Trici, Marruás, Carrapateiras, Inhamuns, Santa Teresa e Tauá, a sede do Município e com uma população estimada em 2014 de 57.478 habitantes.
Parabenizo a todos os tauaenses, em nome do Prefeito Carlos Windson Cavalcante Mota, PR, por essa data, desejo boas comemorações festivas.
Mais sobre Tauá: com a emancipação do Estado do Ceará, em 1789, surge a necessidade de povoar o Sertão, ainda pouco habitado. A partir dessa necessidade são fundadas, a partir dos pequenos núcleos populacionais existentes, as primeiras vilas. Esse processo de expansão e instalação de vilas inclui a então Fazenda dos Feitosa nos Inhamuns. Em uma homenagem singela ao Príncipe Regente (que viria a ser D. João VI), a vila instalada em maio de 1802 recebe o nome de São João Príncipe.
No dia 2 de dezembro de 1889, o local passou a se chamar São João do Príncipe dos Inhamuns. Recebeu a categoria de cidade em 2 de agosto de 1929, quando retornou.
Observou-se a prestação de diversas homenagens à comitiva pela população e, em cerimônia realizada com a presença de todos, foi lida a ata que erigia a povoação em Vila com a denominação de São João do Príncipe, a 3 de maio de 1802.
Comarca é uma divisão territorial representada pelo Poder Judiciário. Em 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca proclamou a República no nosso País. Em seus primeiros dias, procurou-se eliminar todos os traços do extinto regime monárquico.
A população do Município de Tauá é do tipo diversa: 42,1% na zona rural e 57,9% na zona urbana. A maioria da população vive da agricultura e pecuária.
Tauá conta com um campus do IFCE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, que oferece o curso técnico em Agronegócio e o curso superior de Tecnologia em Telemática e com um campus da UECE - Universidade Estadual do Ceará, o CECITEC, que conta com os cursos de Ciências Biológicas, Química e Pedagogia. Conta também com polo da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná (particular), que funciona no colégio particular Antônio Araripe, a UVA - Universidade Vale do Acaraú também tem polo em Tauá.
Parabéns, Tauá!

Sr. Presidente, venho aqui prestar homenagem ao Município de Croatá, Ceará, pelo seu aniversário 28 anos de emancipação política nesse dia 3 de maio.
Parabenizo todos os croataenses em nome do Prefeito Thomaz Laureanno Farias de Aragão, PDT, por essa data e desejo boas comemorações festivas.
Parabéns, Croatá!
Meu muito obrigado!



MANIFESTAÇÃO DE PESAR POR FALECIMENTO, ANTÔNIO CARLOS GOMES BELCHIOR FONTENELLE FERNANDES, MÚSICO PROFISSIONAL. CONGRATULAÇÃO, INOCÊNCIO RODRIGUES UCHOA, JUIZ DO TRABALHO, PREMIAÇÃO, MEDALHA DA INCONFIDÊNCIA, MINAS GERAIS. ANIVERSÁRIO, EMANCIPAÇÃO POLÍTICA, CROATÁ (CE).
oculta