CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 097.4.55.O Hora: 14h48 Fase: PE
  Data: 03/05/2018

Sumário

Saudações da bancada do Podemos aos trabalhadores brasileiros. Renovação do compromisso do partido na geração de novos empregos e renda no País. Desabamento de edifício ocupado por sem-teto na região central da cidade de São Paulo, Estado de São Paulo.

O SR. ROBERTO DE LUCENA (Bloco/PODE-SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, ainda em tempo, eu quero trazer a esta tribuna as homenagens da bancada do Podemos na Câmara dos Deputados a todos os trabalhadores do Brasil.
Evidentemente, nós temos, Deputado Hildo Rocha, neste momento, grandes desafios, que precisam ser superados e vencidos, que envolvem, Deputado Vicentinho, nosso líder, os interesses dos trabalhadores. Hoje, o maior deles reside exatamente na necessidade de voltarmos a gerar empregos. Esse é o nosso grande desafio. São 13 milhões de brasileiros desempregados - 13 milhões de trabalhadores desempregados no País!
Nós já chegamos, num passado não muito distante, ao pleno emprego, quando o nível de desemprego tinha como teto 5%. É impressionante como nós conseguimos, nesse curto período de tempo, ver essa transição, essa passagem terrível, uma realidade que coloca pressão sobre as famílias desses 13 milhões de brasileiros, que repercute na pressão colocada sobre a Previdência Social, a saúde pública, a segurança pública.
É, portanto, urgente que o País reaja, que a economia responda e que nós possamos produzir os empregos necessários para que, definitivamente, o Brasil veja pelo retrovisor da história a crise que o acometeu e passe novamente a trilhar a estrada que merece, indo ao encontro do seu destino, com sua vocação de ser grande. Mas o País não pode ser grande deixando para trás seus filhos, os brasileiros e os trabalhadores.
A bancada do Podemos renova o seu compromisso com esta Casa e a sociedade brasileira com esta pauta: o esforço e o trabalho pela geração de emprego e renda no Brasil. Haveremos de perseguir esse desafio.
Eu quero lembrar neste Primeiro de Maio um dia que começou triste em São Paulo para todos nós paulistas e brasileiros, quando um prédio, no centro da Capital paulista, no Dia do Trabalho, logo nas primeiras horas da madrugada, incendiou-se. Ao todo, 49 moradores do prédio que estavam no cadastro da Prefeitura ainda não foram localizados, porque, logo em seguida ao incêndio, o edifício desabou. Não temos ainda o registro oficial das mortes, mas são dezenas o número dos desaparecidos. Foi uma tragédia! Foi uma tragédia anunciada e construída a várias mãos.
Neste momento, o maior de todos os erros seria nos ocuparmos procurando culpados. Nós precisamos lembrar que há cerca de cem edifícios outros na Capital paulista em condições semelhantes. Precisamos, em nome do nosso compromisso com a justiça social, com este País, com a vida humana, nos antecipar e evitar que tragédias como essa se repitam, venham novamente a ocupar o nosso cotidiano.
Aqui fica minha solidariedade ao povo paulista por essa tragédia que se abateu sobre si e as homenagens do Podemos e minhas a todos os trabalhadores brasileiros.
Muito obrigado, Sr. Presidente.



DIA DO TRABALHO, COMEMORAÇÃO, PODEMOS (PODE) (2016), TRABALHADOR, HOMENAGEM. DESEMPREGO, NÚMERO, PREOCUPAÇÃO, GERAÇÃO DE EMPREGO, URGÊNCIA. EDIFÍCIO, SÃO PAULO (SP), INCÊNDIO, DESABAMENTO, RESPONSABILIDADE, QUESTIONAMENTO.
oculta