CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 092.4.55.O Hora: 11h4 Fase: OD
  Data: 26/04/2018

Sumário

Esclarecimento sobre a atuação da oradora, na condição de coordenadora da bancada federal maranhense, quanto à liberação de recursos de emendas parlamentares para a execução de serviços de média e alta complexidade na área de saúde em Municípios do Estado.

A SRA. LUANA COSTA (PSC-MA. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, povo do Maranhão, estou aqui para me justificar e para falar ao povo do meu Estado sobre recentes acontecimentos no nosso Estado.
Recentemente, eu fui eleita coordenadora da bancada maranhense. Quando assumi essa coordenação, recebi de vários Deputados, por iniciativa deles, pedido para que os recursos por eles alocados fossem transferidos diretamente para os Municípios. Fui então ao Ministério da Saúde em busca de que fosse feita a mudança na ordem de aplicação desses recursos, na faixa de 50 milhões, que estavam destinados ao Estado.
Nesta semana, para minha surpresa, os diversos meios de comunicação ligados ao Governo do Estado apontaram todas as suas metralhadoras para mim, o que me entristeceu muito, porque, para mim, foi uma grande honra assumir a coordenação dessa bancada.
O destino desse recurso, que foi todo para o Estado, da ordem de 50 milhões, era a alta e a média complexidade na área de saúde. Eu, como municipalista que sou, procurei escutar dos Municípios a grande angústia que vivem por não conseguirem manter a área de saúde municipal. F
omos então ao Ministério da Saúde e vimos as condições para se fazer essa transferência.
Hoje nós conseguimos atender 54 Municípios do nosso Estado. Deputados tanto da base do Governo quanto Deputados que não estavam alinhados fizeram suas indicações. Uns as fizeram para o Estado, outros, para seus Municípios. O certo é que, em nenhum momento, quis de alguma forma, como alguns veículos de comunicação ligados ao Governo disseram, perseguir o Governo. De forma alguma eu faria isso.
Esses órgãos de comunicação estão dizendo que estou perseguindo o Governo. Os órgãos que não são ligados ao Governo dizem que os Deputados tomaram a iniciativa de fazer essa mudança por causa dos diversos escândalos que envolvem a saúde no Estado do Maranhão.
O certo é que fiz isso a pedido dos Deputados. Emenda parlamentar impositiva faz com que os Deputados, que, neste ano eleitoral, temiam o fato de o ano ser curto e as eleições...
(Desligamento automático do microfone.)
O SR. PRESIDENTE (Carlos Manato) - Muito obrigado, Deputada. Seu discurso será divulgado no programa A Voz do Brasil.