CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 091.2.55.O Hora: 14h4 Fase: OD
  Data: 17/04/2016

Sumário

Esclarecimentos ao Deputado Orlando Silva quanto ao procedimento de segunda chamada de Deputados ausentes. Solicitação de intervenção de agentes de segurança da Câmara dos Deputados para garantia da continuidade dos trabalhos.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Cunha) - Não. Aí é protelação. Eu vou voltar a falar sobre o assunto, apenas para esclarecer.
Nós divulgamos, por escrito, o procedimento. Quem teve o cuidado de ler o que estava escrito viu que não havia nenhuma menção a segunda chamada. Eu estou esclarecendo a segunda chamada agora, quando indagado.
Os Parlamentares têm que estar presentes aqui para votar. Quem não quer votar e está ausente, assuma sua ausência. (Manifestação no plenário: Muito bem! Palmas.)
Concedo a palavra ao Deputado Jovair Arantes, Relator da matéria, por até 25 minutos. (Pausa.)
Com a palavra o Relator. (Pausa.)
(Tumulto no plenário.)
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Cunha) - Deputado, V.Exa. está tendo um comportamento que não é digno de um Parlamentar.
(Tumulto no plenário.)
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Cunha) - V.Exa. tem que respeitar o Plenário. V.Exa. tem que respeitar o Plenário. Não é no grito que V.Exa. vai ganhar.
Peço à segurança que retire o Deputado do local, porque não é o local adequado. (Manifestação no plenário: Fora, PT! Fora, PT!)
(O Sr. Presidente faz soarem as campainhas.) 
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Cunha) - Concedo a palavra ao Relator, por até 25 minutos. Eu peço que o Relator se posicione. (Pausa.)
Por gentileza, a tribuna está reservada ao orador.
(Tumulto no plenário.)
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Cunha) - V.Exa. não vai ganhar no grito. Eu não posso impedir ninguém de ficar aqui.
(Tumulto no plenário.)
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Cunha) - Eu não vou tirar ninguém, Deputado. Eu não mando. Eu vou tirar V.Exa. daí, porque esse não é um local adequado. Aqui V.Exa. pode ficar. Aqui V.Exa. pode ficar. Venha para cá e fique aqui, Deputado! (Pausa.)
(Tumulto no plenário.)
(O Sr. Presidente faz soarem as campainhas.)

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Cunha) - Eu peço que o Parlamentar seja retirado daqui, para que nós possamos continuar a sessão. S.Exa. está num local que não cabe a Parlamentar ficar.(Manifestação no plenário.)
V.Exa. não manda na Casa. Vai ser cumprido o Regimento.
Passo a palavra ao Relator. O Relator está posicionado na tribuna? Eu quero ver o Relator na tribuna. Por favor, ponham o visor, para que eu possa ver o Relator na tribuna. (Pausa.)
(Tumulto no plenário.)
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Cunha) - Se V.Exas. não perceberam, quem está querendo o tumulto é quem não quer que se vote a matéria. Quem quer o tumulto é quem não quer que se vote a matéria.
Peço à segurança que intervenha, para evitar conflito. (Pausa.)
(O Sr. Presidente faz soarem as campainhas.)

(Manifestação no plenário: Não vai ter golpe! Não vai ter golpe!)
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Cunha) - É proibido faixa aqui em cima. Presença, tudo bem. Não é admitido faixa aqui em cima. Aliás, faixa não é admitido em lugar nenhum. Podem retirar as faixas de qualquer natureza do plenário. Será retirada qualquer faixa do plenário. (Pausa.)



PROCESSO, VOTAÇÃO, ESCLARECIMENTO.
oculta