CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 089.4.55.O Hora: 12h56 Fase: OD
  Data: 25/04/2018

Sumário

Participação de Edis do Estado do Ceará na Marcha dos Vereadores, realizada em Brasília, Distrito Federal. Atuação do orador em defesa da liberação do seguro-defeso aos pescadores e marisqueiros cearenses.

O SR. JOSÉ AIRTON CIRILO (PT-CE. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, quero primeiramente registrar a grande caravana de Vereadores e de Vereadoras do País, particularmente do meu Estado, o Ceará, que estão na marcha em defesa da luta dos seus direitos. Quero aqui cumprimentar e abraçar cada um deles, particularmente os Vereadores de Aracati, de Icapuí, de Horizonte, de Beberibe, enfim, de várias cidades do Ceará que estiveram conosco nesta luta. Nós queremos estar junto com eles. O Vereador é o que mais sofre - digo isso porque fui Vereador por duas vezes -, é o homem da dor, porque sente na pele as reivindicações da comunidade.
Portanto, deixo o meu abraço a cada um desses Vereadores e Vereadoras, inclusive da Vereadora Valda, de Horizonte, e os meus cumprimentos aos nossos cearenses, a esses grandes brasileiros que têm lutado em defesa de seus direitos.
Sr. Presidente, quero também registrar que nós temos uma batalha muito grande para resolver definitivamente: o pagamento do seguro-defeso dos pescadores, das marisqueiras, desses bravos heróis do povo brasileiro, que estão há mais de 4 meses sem receber aquilo que lhes é de direito.
Participamos de uma audiência pública na nossa cidade de Icapuí, com os pescadores, com a colônia de pescadores, com todos os representantes dessa luta dos pescadores. Estivemos também ontem aqui com o Presidente do Congresso Nacional, o Senador Eunício Oliveira, e com o Senador Tasso Jereissati. E logo mais teremos uma audiência com o Secretário Especial da Pesca e da Agricultura para dizer que não é possível os pescadores continuarem nesse sofrimento, sem receber o seguro-defeso, um direito que lhes é devido.
Essa situação, Sr. Presidente, é ainda mais grave porque, além dos pescadores da pesca oceânica, por quem nós estamos lutando pelo seguro-defeso, há também os da pesca dos açudes das águas interiores, que também estão impedidos de receber esse seguro devido a um conflito entre a Secretaria Especial de Pesca - ela já recebeu a relação das embarcações e dos pescadores e já a encaminhou - e a Superintendência do INSS. Fica esse jogo de que realmente vão conceder esse benefício a esses trabalhadores e trabalhadoras.
Não é possível que isso aconteça com os nossos bravos heróis, os pescadores, a categoria mais antiga e representativa do povo brasileiro. Nós precisamos valorizá-los. Esse povo tão sofrido precisa do nosso apoio.


REGISTRO, PRESENÇA, VEREADOR, MUNICÍPIO, CEARÁ, MARCHA DOS VEREADORES (2018, BRASÍLIA (DF). COMPROMISSO, ORADOR, PAGAMENTO, PESCADOR, SEGURO-DEFESO.
oculta