CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 082.3.55.O Hora: 9h30 Fase: HO
  Data: 19/04/2017

Sumário

Sessão solene em homenagem aos 50 anos da Fundação Nacional do Índio - FUNAI e ao Dia do Índio. As notas taquigráficas desta Sessão Não Deliberativa Solene poderão ser solicitadas ao Departamento de Taquigrafia, Revisão e Redação - DETAQ.

Ata da 82ª (octogésima segunda) Sessão da Câmara dos Deputados, Não Deliberativa Solene, matutina, da 3ª Sessão Legislativa Ordinária, da 55ª Legislatura, em 19 de abril de 2017. Às 9h55, o Sr. Valtenir Pereira, no exercício da Presidência, nos termos do § 2º do artigo 18 do Regimento Interno, declarou aberta a sessão e deu por dispensada a leitura da ata da sessão anterior. O Sr. Presidente informou que a sessão destinou-se à homenagem aos 50 anos da Fundação Nacional do Índio - FUNAI e ao Dia do Índio; prestou as devidas homenagens; e convidou para compor a Mesa os Srs. Roberto de Lucena, Deputado Federal; Antônio Fernandes Toninho Costa, Presidente da Fundação Nacional do Índio - FUNAI; Cacique Paulinho Payakan Kayapó; Ércio Arruda Lins, Diretor do Departamento de Atenção à Saúde Indígena; Márcia Kambeba, indígena da Microrregião do Alto Solimões - AM; Álvaro Tucano, Coordenador do Memorial dos Povos Indígenas; e Juvenal Araújo Junior, Secretário Especial de Políticas de Promoção de Igualdade Racial. O Sr. Presidente convidou todos a ouvir o Hino Nacional. Após a exibição do vídeo da campanha Abril Indígena "Combate ao Preconceito", o Sr. Presidente proferiu discurso do Sr. Rodrigo Maia, Presidente da Câmara dos Deputados, e concedeu a palavra ao Sr. Antônio Fernandes Toninho Costa, componente da Mesa. Nos termos do § 2º do artigo 18 do Regimento Interno, assumiu a Presidência o Sr. Roberto de Lucena e concedeu a palavra ao Sr. Valtenir Pereira, autor do requerimento. Reassumiu a Presidência o Sr. Valtenir Pereira e concedeu a palavra aos Srs. Hildo Rocha, pelo PMDB; e Roberto de Lucena, componente da Mesa. Nos termos do § 2º do artigo 18 do Regimento Interno, assumiu a Presidência o Sr. Arnaldo Jordy e concedeu a palavra aos Srs. Ságuas Moraes, pelo PT; Ricardo Tripoli, Líder do PSDB; Edmilson Rodrigues, pelo PSOL; Delegado Éder Mauro, pelo PSD; Professor Victório Galli, Líder do PSC; e Márcia Kambeba, Juvenal Araújo Junior, Cacique Paulinho Payakan, Álvaro Tucano e Ércio Arruda Lins, componentes da Mesa. Nos termos do § 2º do artigo 18 do Regimento Interno, assumiu a Presidência a Sra. Eliziane Gama e concedeu a palavra ao Sr. Arnaldo Jordy, autor do requerimento. A Sra. Presidente solicitou que o pronunciamento do Sr. Pr. Marco Feliciano, autor do requerimento, fosse dado como lido. Usaram da palavra pela ordem a Sra. Simone Morgado e os Srs. Marcos Reategui, Eliziane Gama, Erika Kokay, Vicentinho Júnior e João Marcelo Souza. Após a apresentação da dança "Beija-flor", dos indígenas das etnias do Xingu Kamayurá, Kuikuro, Mehinako e Yawalapiti, o Sr. Presidente registrou a presença de convidados, reiterou as homenagens prestadas, agradeceu a presença de todos e, às 12h18, encerrou a sessão.

Rodrigo Maia
Presidente


As notas taquigráficas desta Sessão Não Deliberativa Solene poderão ser solicitadas ao Departamento de Taquigrafia, Revisão e Redação - DETAQ.