CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 080.3.55.O Hora: 19h16 Fase: OD
  Data: 18/04/2017

Sumário

Importância de atenção da sociedade brasileira para as delações no âmbito da operação Lava-Jato, da Polícia Federal, com vistas ao discernimento quanto a culpados e inocentes e à valorização da classe política.

O SR. JOSÉ AIRTON CIRILO (PT-CE. Pela ordem. Sem Revisão do orador.) - Sr. Presidente, queria fazer uma reflexão sobre esse discurso agora proferido pelo meu antecessor.
Quero dizer para a sociedade brasileira que é importante a população tomar conhecimento das delações daqueles que são acusados injusta ou justamente. As acusações vão ser apuradas, e nós não podemos fazer pré-julgamentos. Sei que a população brasileira está decepcionada, e é justo que esteja.
Mas é importante que a população saiba, Sr. Presidente, que nós não podemos generalizar, porque há, em todos os setores, pessoas boas, pessoas corretas, mas há também desvios de conduta. E isso acontece até mesmo na Igreja, que está promovendo por um processo de depuração.
Nós temos que compreender que, assim como em outras categorias, na classe política, existe todo tipo de pessoas. Portanto, nós temos de pensar muito bem e refletir, porque nesta Casa existem pessoas sérias, pessoas corretas, políticos honrados, pessoas decentes. Modéstia à parte, eu me considero um desses políticos sérios.
Eu tenho pautado a minha vida com dignidade e venho aqui advogar que nós não podemos defender essa tese de querer até fechar o Parlamento ou de defender ditadura, porque isso seria o fracasso da democracia e a negação da política.
Eu quero que a sociedade brasileira reflita que nós precisamos valorizar os bons políticos, as pessoas corretas, as pessoas comprometidas com causas de interesse da sociedade, de interesse da população brasileira. É sobre isso que nós precisamos alertar a população, para não se deixar levar na onda da grande mídia, que quer demonizar toda a classe política, demonizar todas aquelas pessoas, generalizando acusações, inclusive fazendo pairar dúvidas sobre toda a classe política.
Por isso, essa é a reflexão que temos que fazer e distinguir o joio do trigo. Nessa luta política que travamos, que nós possamos avançar, melhorar a democracia no Brasil e criar, acima de tudo, as condições ideais para que possamos aperfeiçoar o regime democrático no nosso País, Sr. Presidente.
Muito obrigado.


DELAÇÃO PREMIADA, OPERAÇÃO LAVA JATO, POPULAÇÃO, ANÁLISE.
oculta