CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 075.4.55.O Hora: 15h24 Fase: PE
  Data: 17/04/2018

Sumário

Combate à exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil. Anúncio de realização pela Casa de Comissão Geral para discussão do tema.

O SR. ROBERTO DE LUCENA (Bloco/PODE-SP. Sem revisão do orador.) - Muito obrigado.
Sra. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, eu trago a esta tribuna, nesta oportunidade, a minha preocupação em relação à exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil.
Nós temos estado envolvidos com uma agenda bastante acirrada, bastante tensa e bastante densa nesta Casa. São temas prioritários de interesse da sociedade brasileira e temas de interesse do Brasil. Mas este assunto - o enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes - não pode ser baixado à condição de tema secundário.
Eu quero registrar, com profundo pesar e lamento, a ocorrência de um suicídio em Santos, no meu Estado de São Paulo, na região da Baixada Santista, uma região turística que pode ser considerada a ponta seca do compasso, no que diz respeito ao turismo. Ali uma criança de 13 anos de idade atentou contra sua própria vida - num prédio público municipal, inclusive.
Por trás desta tragédia está exatamente a grande vergonha, o grande e terrível crime da exploração sexual de crianças e adolescentes.
Ela, infelizmente, nós não pudemos proteger e não pudemos salvar. E todos nós, como sociedade, temos um pedaço, temos uma parte de culpa, por vermos interrompidos os sonhos de uma criança que tinha tudo, tudo para trazer muitas alegrias ao nosso País e ser uma pessoa de muito sucesso, mas, pelo nosso descuido como sociedade, pela nossa conivência a partir da nossa omissão, teve a sua vida drástica e tragicamente interrompida.
Na Baixada Santista, um repórter que é muito conhecido pelas matérias investigativas, o jornalista Ratton, tem levantado constantemente este tema, este assunto.
Como Secretário de Estado de Turismo em São Paulo, nós promovemos diversas ações com motoristas de táxis, com cooperativas de transportes, com cooperativas de vans, com agentes públicos, exatamente no sentido de fazermos a prevenção e chamarmos a atenção da sociedade para a gravidade do assunto.
A Polícia Rodoviária Federal diz, através dos seus relatórios, que nós temos dois mil pontos vulneráveis nas estradas e nas rodovias de todo o Brasil. O Estado de São Paulo, infelizmente, está neste mapa: o mapa da vergonha, o mapa que nós precisamos eliminar da nossa história.
Eu quero, portanto, apelar à consciência das nobres Deputadas e dos nobres Deputados, para que nós nos unamos e apoiemos o fantástico trabalho desenvolvido pelos Conselhos Tutelares, formados por verdadeiros anjos que, sem recursos, sem estrutura, sem equipagem, fazem o trabalho de proteção das nossas crianças e adolescentes.
Dia 28 de junho, nós teremos aqui, Sra. Presidente, uma Comissão Geral que tratará deste assunto, e eu quero desde já encorajar e incentivar a Deputada Benedita e todas as senhoras e senhores para que nós nos engajemos e procuremos alternativas e saídas, porque é a nossa responsabilidade levantar muros de proteção em torno das crianças e dos adolescentes de todo o Brasil.
Parabéns aos Conselhos Tutelares pelo trabalho que fazem!
Eu me solidarizo com a população de Santos e com aqueles que, nessa tragédia, conseguiram sentir, conseguiram ter sensibilidade e percepção e, assim, ter motivo para chorar, motivo para se lamentar de que nos dias de hoje nós ainda tenhamos que conviver com o acontecimentos como esse.
Era o que eu tinha a dizer, Sra. Presidente.
Muito obrigado, nossa Ministra Benedita da Silva.
Que Deus nos ajude e que Deus abençoe o Brasil!



EXPLORAÇÃO SEXUAL, CRIANÇA, ADOLESCENTE.
oculta