CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 072.3.55.O Hora: 17h0 Fase: BC
  Data: 11/04/2017

Sumário

Transcurso do Dia da Engenharia. Regozijo com a assinatura, pelo Prefeito do Município de Caucaia, Estado do Ceará, Naumi Amorim, de ordem de serviço para início das obras de contenção da Praia de Icaraí.

O SR. JOSÉ AIRTON CIRILO (PT-CE. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu quero registrar que ontem, 10 de abril, foi comemorado o Dia da Engenharia. Sou engenheiro e aproveito a oportunidade para saudar e cumprimentar todos os meus colegas e minhas colegas que fazem da Engenharia brasileira uma das melhores do mundo. Venho lhes trazer meu apoio e saudar todos que têm contribuído de forma decisiva para o desenvolvimento do nosso País.
Venho também, Sr. Presidente, parabenizar o Prefeito de Caucaia, Naumi Amorim, por ter expedido ordem de serviço para a continuação das obras de contenção do avanço do mar na Praia de Icaraí. Eu havia liberado 8 milhões para a obra na gestão anterior. Agora o Prefeito Naumi continua esse importante trabalho para o turismo e para a preservação da praia naquela região.
Muito obrigado.

PRONUNCIAMENTOS ENCAMINHADOS PELO ORADOR

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados,
telespectadores da TV Câmara, quero destacar, como engenheiro civil, que hoje, 10 de abril, comemora-se o Dia da Engenharia.
No Dia da Engenharia, são relembradas as vantagens que essa atividade trouxe para a vida humana em sociedade. Ciência e matemática se unem com o propósito de resolver problemas e criar estruturas que facilitam e muitas vezes revolucionam completamente a vida humana. Edifícios, máquinas, computadores e até avanços em áreas como a genética se devem à Engenharia.
Origem do Dia da Engenharia.
O Dia da Engenharia surgiu como homenagem ao Tenente-Coronel João Carlos Villagran Cabrita, morto no dia 10 de abril de 1866. Villagran Cabrita era o Comandante do 1º Batalhão de Engenharia na Guerra da Tríplice Aliança. Uma explosão tomou sua vida, assim como as de outros combatentes, junto ao Rio Paraná.
Tipos de Engenharia: Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia Biomédica, Engenharia de Petróleo e Gás, Engenharia Elétrica, Engenharia Aeronáutica, Engenharia de Aquicultura, Bioengenharia, Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos, Engenharia Cartográfica, Engenharia Metalúrgica, Engenharia de Energia, Engenharia de Materiais, Engenharia de Pesca, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia em Agrimensura, Engenharia Agrônoma, Engenharia Agrícola, Engenharia Acústica, Engenharia de Segurança no Trabalho, Engenharia de Horticultura, Engenharia Física, Engenharia Florestal, Engenharia de Minas, Engenharia Naval, Engenharia Mecânica, Engenharia Hídrica, Engenharia Mecatrônica, Engenharia em Tecnologia Têxtil e da Indumentária, Engenharia Sanitária, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia de Produção, Engenharia Têxtil.
Parabéns aos colegas engenheiros.
Muito obrigado.


Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, venho a esta tribuna destacar que o Prefeito de Caucaia, Naumi Amorim, do PMB, Região Metropolitana de Fortaleza, assinou nesta segunda-feira, 10 de abril, a ordem de serviço das obras de contenção da Praia de Icaraí, sempre buscando ajuda do Ministério da Integração para a construção de obras para revitalizá-la.
Essa obra é de suma importância para amenizar o avanço do mar na praia, que há muitos anos preocupa os moradores e empresários. O avanço do mar chega a destruir barracas. As zonas litorâneas têm faixas de terra mais baixas que o restante da cidade. Isso significa que têm áreas mais propensas à erosão e ao avanço do mar.
Segundo o Prof. Luís Parente, Geólogo, Diretor do Instituto de Ciências do Mar - LABOMAR, da Universidade Federal do Ceará, a tendência da invasão do mar sobre as praias do Icaraí pode ser amenizada. O aumento do nível do mar e a erosão são processos naturais. A diferença, segundo a analista ambiental, está na aceleração provocada pelas intervenções humanas: "Cerca de 40% do litoral brasileiro passa por erosão ou progradação - recuo - do mar".
As praias do Icaraí sofrem nos últimos anos com degradação devido à destruição da orla pela força da maré, e a revitalização é cobrada constantemente pelos moradores da região.
Ainda de acordo com a Prefeitura de Caucaia, as obras incluem uma estrutura de contenção da água do mar de 3,6 quilômetros, ampliação da Avenida Litorânea com serviço de drenagem e dez acessos à praia com mirantes e acessibilidade para cadeirantes.
Também haverá novas estruturas nas barracas, que passarão a ser padronizadas, estacionamentos exclusivos nas ruas transversais à Avenida Litorânea, duas faixas de sentido único para veículos, ciclovia, calçadão de 5 metros de largura para pedestres, obra paisagística, iluminação em led e espaço para prática esportiva.
Muito obrigado.



REGISTRO, DIA DA ENGENHARIA. NAUMI AMORIM, PREFEITO, CAUCAIA (CE), ASSINATURA, ORDEM DE SERVIÇO, OBRA PÚBLICA, CONTENÇÃO, AVANÇO, MAR, MARE, SATISFAÇÃO,
oculta