CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 063.3.55.O Hora: 17h52 Fase: BC
  Data: 05/04/2017

Sumário

Anúncio da escolha do Hospital e Maternidade Santa Luísa de Marillac, do Município de Aracati, Estado do Ceará, como instituição contemplada com o Prêmio Dr. Pinotti - Hospital Amigo da Mulher, por concessão da Câmara dos Deputados.

O SR. JOSÉ AIRTON CIRILO (PT-CE. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, gostaria de fazer um anúncio importante. Nós encerramos há pouco a escolha das instituições que foram contempladas com o Prêmio Dr. Pinotti.
Eu tive a grata satisfação de indicar o Hospital e Maternidade Santa Luísa de Marillac, da nossa querida cidade do Aracati. É um hospital com mais de 60 anos de serviços prestados às comunidades aracatiense e do Vale do Jaguaribe, mantido pela instituição de caridade das Irmãs Vicentinas. Agora nós conseguimos fazer com que esse hospital fosse escolhido para receber o Prêmio Dr. Pinotti - concedido por esta Casa e reconhecido nacionalmente - pelos relevantes serviços prestados à população da nossa querida região de Aracati.
Eu quero fazer esse anúncio, com muita emoção, porque foi um trabalho de convencimento nosso com os membros do Conselho Deliberativo. Agradeço, de coração, a todos os que apoiaram a escolha dessa instituição, que recebeu 12 votos e foi, assim, reconhecida. Aos membros do Conselho e à Deputada Mariana Carvalho, quero agradecer o apoio pela escolha do Hospital e Maternidade Santa Luísa de Marillac, da minha querida cidade do Aracati, que, com certeza, hoje vai estar muito alegre por receber esse prêmio, que será entregue por nós, em Brasília, e, em breve, na cidade de Aracati.

PRONUNCIAMENTO ENCAMINHADO PELO ORADOR

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, telespectadores da TV Câmara, demais meios de comunicação e mídia que nos acompanham cotidianamente, venho a essa tribuna destacar com muito orgulho que a Maternidade Santa Luísa de Marillac, do Ceará, foi um dos hospitais ganhadores do Prêmio Dr. Pinotti - Hospital Amigo da Mulher de 2017, que é concedido pela Câmara dos Deputados a entidades governamentais e/ou não governamentais cujos trabalhos ou ações mereçam especial destaque pela promoção do acesso e pela qualificação dos serviços de saúde da mulher. Os outros quatro premiados foram: Hospital da Mulher, do Maranhão; Banco de Leite Humano Santa Ágata, de Rondônia; Fundação Santa Casa de Misericórdia, do Pará; e Hospital Maternidade Nossa Senhora da Luz, do Paraná.
Escolha dos vencedores.
Os agraciados são definidos por um Conselho Deliberativo, formado por um representante de cada partido, indicado pelo respectivo Líder. O Deputado Aelton Freitas, do PR, indicou a Deputada Zenaide Maia (PR-RN); o Deputado Jovair Arantes, do PTB, indicou o Deputado Zeca Cavalcanti (PTB-PE); o Deputado Arnaldo Jordy, do PPS, indicou a Deputada Carmen Zanotto (PPS-SC); a Deputada Tereza Cristina, do PSB, indicou a Deputada Keiko Ota (PSB-SP); o Deputado Diego Garcia, do PHS, indicou o Deputado Dr. Jorge Silva (PHS-ES); o Deputado Ricardo Tripoli, do PSDB, indicou a Deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP); o Deputado Carlos Zarattini, do PT, indicou a Deputada Benedita da Silva (PT-RJ); o Deputado Alexandre Baldy, do PTN, indicou o Deputado Dr. Sinval Malheiros (PTN-SP); a Deputada Alice Portugal, do PCdoB, indicou a Deputada Jô Moraes (PCdoB-MG); o Deputado João Derly, da Rede, indicou o próprio; o Deputado Efraim Filho, do DEM, indicou o Deputado Misael Varella (DEM-MG); o Deputado Professor Victório Galli, do PSC, indicou o próprio; o Deputado Eros Biondini, do PROS, indicou o próprio; o Deputado Arthur Lyra, do PP, indicou a Deputada Iracema Portella (PP-PI); o Deputado Glauber Braga, do PSOL, indicou a Deputada (PSOL-SP); o Deputado Marcos Montes, do PSD, indicou o Deputado Antonio Brito (PSD-BA). S.Exas. escolheram os ganhadores por voto direto, em maioria simples, e agradeço a cada Deputado o voto dado.
Entrega do prêmio.
A premiação acontece uma vez por ano, ocasião em que são concedidos cinco diplomas de menção honrosa em cerimônia no Salão Nobre da Câmara dos Deputados. O evento é realizado no mês de maio, na semana do dia 28, em alusão à data em que se comemora o Dia Mundial de Combate à Mortalidade Materna.



PRÊMIO DR. PINOTTI-HOSPITAL AMIGO DA MULHER, HOSPITAL, ARACATI (CE), ELOGIO.
oculta