CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 053.3.55.O Hora: 15h34 Fase: OD
  Data: 29/03/2017

Sumário

Satisfação de relatar o Projeto de Lei nº 5.501, de 2013, sobre a obrigatoriedade da adoção, pelo Sistema Único de Saúde - SUS, de protocolo que esteleça padrões para a avaliação de riscos para o desenvolvimento psíquico das crianças.

O SR. DELEGADO FRANCISCHINI (SD-PR. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, para encerrar com chave de ouro, venho agradecer à Senadora Angela Portela, autora do projeto, e dizer que representei cada um dos Srs. Deputados e Deputadas aqui presentes.
Como Relator do projeto em plenário, eu só trouxe desta vez a vontade da unanimidade. Não mexi em nenhuma vírgula do projeto. Isso mostra que, no caso de pautas positivas, pautas verdadeiras, como a da defesa da pessoa com deficiência e da pessoa com espectro autista, todos os nossos partidos, de diferentes ideologias, votam todos da mesma forma, votam pela sociedade brasileira.
Eu desejaria, no dia de hoje, em comemoração, Sr. Presidente, que todos os projetos que viessem à pauta fossem projetos que pudessem ter a unanimidade dos Deputados e Deputadas e da sociedade brasileira.
Como pai de uma criança autista, como Deputado Federal e como amigo de todos os senhores, eu agradeço, em nome da sociedade brasileira, que hoje estejamos, como bem disseram vários Deputados, estabelecendo neste caso o teste do pezinho, que é o teste mais importante para detectar o autismo em bebês, em crianças até os 18 meses de vida. Esse protocolo vai permitir que o Sistema Único de Saúde, na consulta pediátrica, possa fazer o diagnóstico precoce, que indicará que a criança precisa desse tratamento.
Muito obrigado a todos.
Com certeza, o Brasil, que assiste à votação deste projeto tão meritório, que teve apoio unânime, aplaude de pé quando nós praticamos este ato tão positivo para o País.
Obrigado, Sr. Presidente.


SATISFAÇÃO, RELATORIA, PL 5501/2013, PROJETO DE LEI ORDINÁRIA, OBRIGATORIEDADE, SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS), FIXAÇÃO, PROCEDIMENTO, PADRÃO, FACILITAÇÃO, DIAGNÓSTICO, CRIANÇA, RISCO, DESENVOLVIMENTO PSIQUICO.
oculta